20 de outubro de 2010

 

CESE estimula adesão de cristãos a manifesto pró-Dilma

A Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE), instituição formada por representantes de quatro denominações evangélicas e a Igreja Católica, divulgou informe abordando as eleições e suas repercussões. O informe convida à leitura de pronunciamentos de igrejas e de religiosos e estimula a adesão ao manifesto intitulado “Se nos calarmos até as pedras falarão”, assinado por importantes bispos católicos e centenas de pastores e líderes evangélicos. A CESE é mantida pelas igrejas Evangélica de Confissão Luterana, Presbiteriana Independente do Brasil, Presbiteriana Unida do Brasil, Episcopal Anglicana do Brasil e Igreja Católica Apostólica Romana.

O informe da CESE relata preocupação com a atual instrumentalização do sentimento religioso popular para “difamar e desconstruir candidaturas, através de panfletos apócrifos, mensagens eletrônicas, com disseminação de mentiras, declarações falsificadas, ódio e preconceito, através de púlpitos e redes sociais”.

“Assistimos com preocupação a tentativa de usar a fé cristã para fins eleitoreiros e escusos. A CESE se solidariza às vozes proféticas que se levantam contra essa onda obscurantista e reafirma valores cristãos de respeito à verdade, à democracia e á diversidade”, diz o informe. Também afirma que o debate eleitoral está sendo “atropelado por um debate estéril, fundamentalista e que traz à tona riscos reais à democracia e ao estado laico”.

Ao final, o informe sugere a leitura de vários pronunciamentos, inclusive um link para a petição on line do manifesto “Se nos calarmos até as pedras falarão (Lc 19, 40)” que justifica o voto em Dilma Rousseff. São mais de 670 assinaturas, mas, as primeiras são de dom Thomas Balduino, Pedro casaldáliga, Demterio Valentini, Luiz Eccel, Antônio Possamai, Sebastião Lima Duarte, Xavier Gilles, todos bispos católicos de importantes dioceses.

CONFIRA ÍNTEGRA E PETIÇÃO ON LINE DIVULGADA PELA CESE

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?