26 de setembro de 2010

 

Onda vermelha leva mudança à Chapada Diamantina na Bahia

Essa história de onda vermelha é real. Mas, não é apenas um fenômeno desta eleição. Na Chapada Diamantina na Bahia, por exemplo, ela começou em 2006, com a vitória de Wagner (PT) e aumentou a força em 2008, nas eleições municipais.

O “case” da pequena e bucólica Boninal é sintomático. Lá, o prefeito Eudes Paiva (PT) ganhou a eleição depois de 40 anos de hegemonia carlista. A onda vermelha em Boninal é tão forte que a campanha de Wagner programou uma simples carreata (22/09/2010), mas a população local a transformou em comício. Mais de quatro mil pessoas ocuparam as ruas e a Praça Agenor Gonçalves.

É que a onda vermelha destas eleições não é provocada somente pelo estímulo político-ideológico. O estímulo administrativo conta, e muito. A multidão foi à loucura quando o governador Wagner prometeu asfaltar a BA-245, que liga Boninal a Mucugê. E claro, era a primeira vez que o povo de Boninal se viu cara a cara com a chapa “Pra Bahia seguir em frente”.

Emiliano (1331), candidato a deputado federal e Paulo Rangel (13113), candidato a deputado estadual, saíram fortalecidos. A dobradinha recebe apoio do prefeito Eudes Paiva, do PT local e dos secretários municipais. Foi uma festa e tanto. Mas a marca da base petista estava lá. No meio daquela multidão, sobressaia a figura de um negro, cabelos grisalhos. Era José Cupertino, 68 anos, aposentado, rodeado de amigos: “Estes dois eu conheço desde o início, desde a fundação do PT”.

Emiliano pegou a estrada. Em Seabra, participou de uma reunião com estudantes e educadores. Na pauta, o que ele mais tem ouvido no interior da Bahia. Todos querem campus da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), ou uma escola técnica federal. A Bahia mudou. No meu tempo de estrada eles só pediam festa junina e palco de axé music. Era mais fácil.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?