23 de setembro de 2010

 

Escolha: “Dilma ganha no primeiro turno”, mas, pode ser também “Cai a vantagem de Dilma”, depende do editor

Pelo Instituto Datafolha, Dilma ganha no primeiro turno. Mas, bateu um desespero tão grande nos editores da Folha de S. Paulo que a “grande notícia” é que Dilma caiu três pontos percentuais. Na rodada anterior, Dilma tinha uma frente de 24 pontos sobre Serra. Agora, tem uma frente de 21 pontos. “A vantagem de Dilma, porém, é ainda muito grande e ainda garante a ela a vitória no primeiro turno”, replicam os jornais, blogs e rádios que se alimentam da Agência Folha.

Digo desespero, porque na grande imprensa existe a ilusão de que batendo, batendo, batendo em Dilma, em Lula e no Governo Lula o jogo eleitoral pode “virar”. Tanto assim que o texto publicado pela Folha e Agência Folha tenta relacionar o resultado da última pesquisa (a que Dilma caiu três pontos mas ainda ganha no primeiro turno) às manchetes de jornal. “É o primeiro levantamento do Datafolha inteiramente realizado após as “revelações” do tráfico de influência da ex-ministra Erenice Guerra e que resultaram em sua demissão.

Percebi esse tom, essa ansiedade. A Folha ainda informa: “Dilma também caiu na simulação de um eventual segundo turno. Na rodada anterior, ela tinha 57%. Agora, tem 55%. E Serra subiu de 35% para 38%”.

As redações da Folha e asssemelhados funcionam como comitês eleitorais do candidato Serra.

Acho que a mídia golpista ainda vai tentar uma fraude através das pesquisas. Já tentaram uma vez. As “explicações” nos textos da notícia chegam a ser engraçadas: “Quanto menor a diferença entre o líder das intenções de voto e os demais candidatos, maior a probabilidade de um segundo turno”. Ah! Bom.

Mas há um detalhe sempre editado no pé de página. E como seria um segundo turno, tão perseguido pela mídia golpista? Dilma receberia 55% e Serra 38%. Dilma ganharia também.

Não é um desespero? Agora Lula, que agüenta calúnia e difamação publicada na mídia golpista, ao reclamar do tratamento virou “autoritário”.

Aguardem, vem chumbo grosso por aí.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?