4 de setembro de 2010

 

CUT de Feira de Santana, cineasta Guido Araújo e Mãe Rosa apóiam Emiliano (PT) a deputado federal

1 – CUT FORTALECE CAMPANHAS DE EMILIANO E ZÉ NETO - Neste momento (04/09), está começando a reunião da CUT, Território Portal do Sertão, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Feira de Santana, à rua Juvêncio Erudilho, 420.

Estão presentes, Emiliano, candidato a deputado federal (1331) e o deputado estadual Zé Neto (PT), candidato à reeleição. O ex-governador Waldir Pires também está presente. A reunião foi articulada pela Secretária Geral da CUT-Bahia, Conceição Borges Ferreira.

2 – CINEASTA GUIDO ARAÚJO APÓIA EMILIANO - O cineasta Guido Araújo (vídeo disponível no YouTube) disse que o candidato a deputado federal Emiliano (1331) é o único político pelo qual ele está disposto a dar uma declaração. “Não só pelo fato de ser meu amigo, meu colega da faculdade de Comunicação, mas porque acho muito importante termos no Congresso Nacional pessoas qualificadas, cultas, sérias, honestas, que lutem realmente pelo bem-estar do nosso povo. Por isso vamos todos procurar apoiá-lo para que ele possa representar o nosso Estado condignamente”.

Guido Araújo é o criador da Jornada Internacional de Cinema da Bahia, que é realizada em Salvador anualmente no mês de setembro. Esta será a 37ª edição e, como sempre, contará com a presença de cinéfilos do Brasil e de várias partes do mundo.

Para Emiliano, a Jornada de Cinema é um dos mais importantes acontecimentos culturais da Bahia e do Brasil. “Guido consegue segmentar a Jornada sempre de forma inovadora, com presenças internacionais e nacionais. É um momento em que se respira o cinema mundial. É algo que precisa ser sempre estimulado. Vamos celebrar mais essa etapa de 2010”.

3 – EMILIANO VISITA TERREIRO ILÊ AXÉ OYA ONIPÓ - Acompanhado do presidente da Associação Brasileira de Preservação da Cultura Afro-Ameríndia (Afa), Leonel Monteiro, o candidato a deputado federal Emiliano (1331) fez uma visita ao terreiro Ilê Axé Oyá Onipó Neto, quando se reuniu com a Mãe Rosa e o filho de santo Dário Gonçalves.

Emiliano está empenhado na defesa do terreiro, que sofreu com o descaso da prefeitura de Salvador duas vezes, sendo o último ataque na gestão de João Henrique. No dia 27 de fevereiro de 2008, a então superintendente da Sucom, Kátia Carmelo, ordenou a demolição da casa. A ação ocorreu sem documentação oficial e sequer sem permissão de retirada dos objetos sagrados do templo. “Quebraram tudo, meteram a marreta no barracão. Precisava fazer isso? Gritei, segurei os orixás, mas eles pularam a janela”, desabafou Mãe Rosa.

“Em 2004, na gestão de Imbassahy (PSDB), aconteceu caso semelhante”, contou Mãe Rosa. Emiliano ressaltou que tem convicção da importância do candomblé como religião e como parte da cultura do povo brasileiro. “As pessoas às vezes nem sabem a origem afrodescendente das suas palavras, vestimentas, comidas. Defendo a liberdade religiosa, mas, principalmente, do candomblé, já que é a religião ainda mais perseguida e discriminada”.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?