18 de agosto de 2010

 

Recomendamos site da vereadora Leninha, de Valente

Tem novidade na coluna da esquerda do BAHIA DE FATO. Em nossa relação de "sites recomendados" passa a fazer parte o endereço da VEREADORA LENINHA, de Valente, cidade produtora de sisal, e também de cultura popular, movimento social e organização dos trabalhadores. Valente fica no Nordeste da Bahia, a 238 km de Salvador, ao lado de cidades de gente corajosa como Retirolândia, Conceição do Coité, São Domingos e Santa Luz, no coração do semi-árido baiano.

Maria Madalena começou a militância política nas Comunidades Eclesiais de Base (CEB) da Igreja Católica; integrou a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (STRAF), participou da criação da Cooperativa Sicoob-Coopere de Valente; da Rádio Valente FM; fundou o PT; o Movimento Cidadania; o Coletivo de Mulheres Trabalhadoras Rurais e também a Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetraf-Ba).

Em 1997 foi eleita primeira mulher presidente do STRAF, depois diretora da FETAG, do Pólo Sisal, da Central Única dos Trabalhadores (CUT Bahia), por três mandatos, e da Escola Sindical da CUT Nordeste Marise Paiva [PE].

Leninha participou dos movimentos populares responsáveis pela criação da aposentadoria para os agricultores familiares, do crédito rural [Pronaf], da implantação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e, em seguida, do Programa Fome Zero, hoje Bolsa Família, beneficiando cerca de 6 mil trabalhadores e trabalhadoras.

Contribuiu para implantação de vários projetos sociais nas comunidades: grupo de mulheres artesãs, hoje AMAV, cisternas de placas, grupo de mulheres produtoras, coletivo de jovens rurais, as cinco edições prosperar e ATER Jovem, Mova Brasil, Todas as Letras, Topa, Jovem Prevenção e agora o Consórcio Social da Juventude Rural – Aliança com Jovens.

Bem. A vereadora Leninha apóia Dilma Roussef presidente, Wagner governador, Lídice da Mata e Walter Pinheiro para senadores e Emiliano para deputado federal 1331.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?