7 de agosto de 2010

 

Padre Renzo fortalece campanha de Emiliano

Padre Renzo Rossi está em Salvador. Neste sábado (7), visita amigos no bairro Itapuã, em companhia do escritor e candidato a deputado federal Emiliano (PT). Padre Renzo veio da Itália, para onde voltou depois de exercer o sacerdócio por décadas na Bahia.

Entre os amigos estão os ex-presos políticos que lhe ofereceram um jantar. Emiliano escreveu “As asas invisíveis do Padre Renzo”, com versões em português e italiano, contando a história do padre que desafiava a ditadura militar, percorrendo os presídios, dando assistência aos presos políticos.

É sempre uma alegria rever velhos companheiros. Bebi com gosto um cálice de vinho com Benjamin Ferreira, que foi o primeiro prisioneiro a ser visitado por Padre Renzo. Ele era ativista católico na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, no bairro Capelinha de São Caetano, periferia de Salvador.

No livro, Emiliano resgata a história de Padre Renzo. Em 1975, os familiares de Benjamin Ferreira procuraram Padre Renzo, queriam que o padre intercedesse junto aos milirares, temiam pela vida do prisioneiro. Ao iniciar a busca pelas cadeias de Salvador, para salvar a vida de um cristão católico, Renzo encontrou a sombra da noite, viu a repressão em carne viva, nas marcas de torturas sofridas por outros presos inimigos do regime militar.

O sofrimento de homens e mulheres fez Renzo decidir por uma guinada em sua missão de sacerdote: a partir dali, iria se dedicar a levar conforto espiritual aos presos políticos e lutar por suas vidas e por sua libertação.

LUTA PELA ANISTIA

Da assistência aos presos políticos, Padre Renzo engrossou as fileiras em busca de apoio internacional em favor da anistia. Padre Renzo Rossi é parte viva da história de resistência da Igreja Católica contra a ditadura militar. Só parou quando em 1981 o último preso político foi libertado.

Renzo guardou documentos dessa experiência de vida e foi com base nestes arquivos pessoais que Emiliano escreveu sua obra. Uma das peças mais importantes do arquivo é sem dúvida a Declaração assinada pelo arcebispo de Salvador no período 1975-1986, o cardeal D. Avelar Brandão Vilela, onde ele confere a Renzo o papel de representante da Igreja Católica junto aos presos políticos. O documento é uma espécie de "salvo conduto" para que o padre pudesse ter acesso aos presídios, contra a resistência dos militares em permitir sua entrada. Em muitas ocasiões, Renzo chegou a visitar militantes que tinham acabado de passar por sessões de tortura.

Igualmente importantes são as cartas dirigidas aos juízes militares, datadas de 1977, em que os presos e presas do Rio de Janeiro anunciam o início de greves de fome, contra as más condições das prisões e pela transferência das mulheres para um presídio feminino.

As greves de fome foram uma importante forma de luta dos presos políticos. A última delas ocorreu em plena decretação da Anistia, em agosto de 1979. Ilustra o processo de liberação o Alvará de Soltura do baiano Paulino Vieira, ex-preso da Galeria F, na Penitenciária Lemos Brito, em Salvador, que também está disponível no portal. Paulino foi solto em 29 de agosto de 1979, por força da Lei nº 6683, o "Decreto da Anistia", promulgado um dia antes.

MAMÃE, POR QUE ESTÁ ROXA?

Entre as trocas de correspondências pessoais, destacam-se as cartas que revelam a amizade e a dedicação de Renzo à família do casal Amelinha e César Telles, ex-presos políticos de São Paulo. Renzo conheceu César em uma de suas primeiras visitas ao presídio do Barro Branco, na capital paulista. Ficou impressionado com o drama da família, destroçada pela separação imposta pela repressão.

César e Amelinha foram presos em 28 de dezembro de 1972. Os dois filhos, Janaína e Édson Luis, ficaram praticamente órfãos. Um texto comovente escrito de próprio punho por Amelinha relata o drama vivido por ela e o marido, quando os dois meninos foram visitá-los no DOI-CODI, logo após sofrerem torturas. Ao ver o estado dos pais, Édson Luis, de apenas 5 anos, pergunta a eles: "mãe, vocês está doente? Por isso você está roxa? E por que o papai está verde?"

Mesmo após a liberação do casal (César Teles saiu da prisão em março de 1977), Renzo continuou dando assistência à família, para que refizessem suas vidas fora da cadeia. Ajudou-os financeiramente, inclusive. Em uma de suas cartas ao casal, em 1980, Renzo menciona este fato. Continuou também a ser um confidente. A ele, Amelinha escreveu em 1987 e lhe revela sua frustração e tristeza por ter sido expulsa do PCdoB. "Tive que enfrentar uma situação tão difícil quanto a prisão em 1972", confessa.


Longa vida ao Padre Renzo.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?