3 de agosto de 2010

 

Clipping eletrônico de Emiliano revela a força da blogosfera na campanha eleitoral

A grande imprensa ao privilegiar apenas a cobertura da chapa majoritária – governadores e senadores – se mostra incapaz de dar cobertura plena ao processo eleitoral. Não há praticamente nada na imprensa sobre as candidaturas de deputados estaduais e federais - a não ser quando são protagonistas de escândalos. Os editores dirão com certeza que é impossível dar notícias sobre alguns e esquecer outros. Este é o limite da grande imprensa. Não é capaz, por sua própria natureza, de contribuir para o processo democrático na eleição do Parlamento. Abre-se então o espaço para a Internet. A blogosfera democratiza a informação.

Eu me dei conta disso com um CLIPPING ELETRÔNICO enviado pela assessoria de comunicação do candidato a deputado federal Emiliano. É pela Internet que viaja a informação. Contei 30 textos informativos publicados em 23 blogs somente no clipping datado de 30 de julho.

O CLIPPING DE EMILIANO registra, além deste Bahia de Fato, informações sobre sua campanha postadas em blogs como Blogão do Pereira, Dimas Roque, Notícias do Sertão, Blog da Dilma, Blog Vânia Galvão, Norte da Bahia, Imbuí Bica Doril, Jornal da Mídia, Jornal Feira Hoje, Blog Justiça Cidadã, Blog Elinalva Vê, Lê e Recomenda, Calila Notícias, Blog Eduardo França, Bahia em Foco, Ipiaú Notícias, Blog Senador Pinheiro, Dedé Montalvão, Blog do Saraiva, Pensar Grande, Olhos do Sertão, Jornal Gazetta e Jornal do Povo.

Os temas que chamaram atenção dos blogs foram os mais variados, mas, os que prevaleceram neste mês giram em torno da participação do ex-governador Waldir Pires no lançamento da campanha de Emiliano, em Salvador; da Carta Aberta publicada por Waldir Pires fundamentando o voto em Emiliano 1331; e registros sobre presença de Waldir Pires ao lado de Emiliano em Ipiaú, Valente, Conceição do Coité. Pelo menos quatro blogs publicaram na íntegra a carta de Waldir Pires em apoio a Emiliano.

Sei que o alcance é muito maior. O clipping não contabiliza, por exemplo, os blogs e sites que reproduzem os textos do Bahia de Fato (46), e não inclui alguns blogs de campanha como o da vereadora Leninha, de Valente. Somente na relação do citado clipping de 30 de julho, estão contempladas as regiões de Vitória da Conquista, Valença, Ipiáu, Campo Formoso, Paulo Afonso, Salvador, Feira de Santana, Recôncavo e Região do Semiárido, incluindo aí Valente e Coité.

Ainda assim continuo achando que a imprensa precisa descobrir espaços para a cobertura das eleições para Assembléia Legislativa e Câmara dos Deputados.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?