23 de julho de 2010

 

Waldir Pires e Emiliano em Ipiaú debatem hoje com estudantes da UNEB

Emiliano e Waldir coordenam mesa sobre “Euclides Neto, o Político”

Hoje, sexta-feira (23), às 19h, o candidato a deputado federal Emiliano (1331) e o ex-governador Waldir Pires vão conduzir uma mesa redonda sobre o tema “Euclides Neto: o político”, na Universidade Estadual da Bahia, campus de Ipiaú. O evento, destinado para estudantes de Letras, História, Arte, Pedagogia, do Ensino Médio e a comunidade em geral, faz parte do “Seminário Euclides Teixeira, sua vida e sua obra”, que está acontecendo de 21 a 23 de julho.

A proposta é estudar a vasta produção literária do escritor Euclides Neto em suas variadas formas (romance, conto, crônica), evidenciando o que a singulariza. Pela manhã de sexta (23), a partir das 8h, acontece a mesa redonda “A pesquisa na graduação em torno da obra de Euclides Neto”. Às 14h, a mesa será sobre “Os informantes”.

Convidar Waldir Pires e Emiliano para um debate sobre Euclides José Teixeira Neto é ato de grande acerto. Euclides Neto foi Secretário de Reforma Agrária e Irrigação no Governo Waldir Pires (1986). Juntos, eles concluíram o curso de Direito em 1949. Em 1962 foi eleito prefeito de Ipiaú e seu primeiro ato foi desapropriar uma propriedade rural, distribuir as terras e criar a “Fazenda do Povo”. Durante 40 anos advogou para os trabalhadores rurais. Morreu no dia 5 de abril de 2000.

Sobre ele, o jornalista Emiliano José escreveu um artigo publicado na Tribuna da Bahia em 1988 com o título “A rotina e o heroísmo”. Emiliano começou assim seu texto:

“Há variadas espécies de homem. Uma delas, o sábio, é para mim mais que um gênio - não dispara as luzes deste, mas derrama ensinamentos colhidos vida afora. Ao mesmo tempo, recicla seu conhecimento a cada minuto, acreditando mais na força da construção rotineira da vida do que no ato heróico em si. O sábio é uma espécie de farol. Assim é Euclides Neto...”

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?