22 de julho de 2010

 

A realidade conspira contra a candidatura Serra

O sociólogo Ricardo Guedes, do Instituto Sensus, não se surpreendeu com os números da pesquisa Vox Populi que está para ser divulgada: 43% para Dilma, 37% para Serra. Ele prevê até que Marina vai cair cedo, cedo, por causa do inevitável voto útil.

Como ela se colocou à esquerda de Dilma, não vai tomar votos de Serra. Li no Blogão do Pereira, que copiou do Conversa Afiada que copiou do Blog do Nassif Online.

Só que, se Marina cair para 7 pontos, por exemplo, o percentual de Dilma equivalerá a quase 50% dos votos atribuídos aos três candidatos. A previsão de Ricardo Guedes é que, no resultado final, Dilma poderá ter mais que o dobro dos votos de José Serra, devido ao impressionante processo de transferência de votos de Lula para ela.

A correlação entre os que ficam sabendo que Dilma é candidata de Lula, e decidem o voto por ela, é de 0,98. Para efeito de comparação, no caso Aécio-Anastasia, essa correlação é de 0,78 – ainda assim, muito alta.

Na opinião de Guedes, o caso Álvaro Dias – desistência de Serra, que abriu mão dele como vice pelo tal Índio da Costa – poderá ter, no Paraná, efeito similar aos mineiros, quando viram Aécio Neves alijado da disputa presidencial: aumento da rejeição a Serra e surgimento voto Dilmasia.

Aliás, o “engajamento” de Aécio Neves na campanha de Serra, para mídia e inglês ver, não está impedindo o crescimento do voto Dilmasia – o movimento que defende o voto para Anastasia, governador, e Dilma presidente.

A realidade conspira contra Serra. Apoiado oficialmente pelo PT, Hélio Costa (PMDB) lidera com folga as pesquisas. Hélio Costa é apoiado pelo PT de Fernando Pimentel e pelo PT de Patrus Ananias e Nilmário Miranda. E Dilma é apoiada por Hélio Costa, Patrus Ananias, Nilmário Miranda, Fernando Pimentel e pelo racha no PSDB mineiro que pede o voto Anastasia e Dilma.

Eu digo que Dilma será presidente.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?