9 de julho de 2010

 

Charge preconceituosa contra Dilma agride mulheres brasileiras

Com os amigos que tem, Serra não precisa de inimigos. Importantes lideranças feministas divulgaram NOTA DE REPÚDIO à charge do cartunista Nani, reproduzida no blog do jornalista Josias de Souza, da Folha de S. Paulo. A ilustração preconceituosa e ofensiva apresentava Dilma Roussefff como prostituta, com um desenho de extremo mau gosto. Diante da chuva de protestos, a charge foi retirada do ar. O PT e a Coordenação de Campanha da Dilma estudam medidas legais a serem tomadas contra os autores.

A charge escandalizou também lideranças de esquerda que respeitavam o cartunista Nani. Cecilia Sadenberg, professora doutora da Universidade Federal da Bahia assinou a NOTA DE REPÚDIO. Jandira Feghali, do Comitê Central do PCdoB disse que nunca esperava uma desqualificação da mulher de tal nível, reforçando o preconceito contra a mulher e a política.

O PT e a Coordenação de Campanha de Dilma Rousseff estudam medidas contra uma charge preconceituosa de Nani, reproduzido no blog do jornalista Josias de Souza, da Folha de S.Paulo. O desenho, de extremo mau gosto, compara a candidata a uma garota de propaganda, em analogia ao suposto relaxamento de algumas de suas propostas de governo.

O preconceito contra a mulher está em sintonia com o espírito machista da campanha tucana. O candidato José Serra (PSDB), quando sabatinado pela Folha de S. Paulo, ao responder sobre a questão do aborto, considerado pelos movimentos feministas como uma questão de saúde pública e direito da mulher, afirmou que o aborto legal seria uma “carnificina”.

NOTA PÚBLICA REPÚDIO

“A charge do cartunista Nani reproduzida no blog do jornalista Josias de Sousa no dia 8 de julho de 2010 é absurda, indigna e ofensiva não só à dignidade da candidata Dilma Rousseff, mas a todas as mulheres brasileiras independentemente de suas escolhas político-partidárias.

Só numa mídia em que ainda predominam valores machistas é possível veicular “impunemente” uma charge tão desqualificadora das mulheres e tão discriminadora com as profissionais do sexo, as quais ainda se constituem como objeto de usufruto masculino.

Além do desrespeito e deselegância presentes na charge sobre a mulher na política, cujo alvo é uma candidata que tem uma história de luta contra o conservadorismo e as injustiças sociais, a ilustração reforça o preconceito sexista em relação às mulheres na política, desqualificando-as e fortalecendo o poder masculino.

Por onde irá se conduzir a ética dos comentaristas e chargistas políticos no vale-tudo da campanha eleitoral abrigados sob o teto da liberdade de imprensa?

Brasília, 8 de julho de 2010

Cecilia Sadenberg - Professora Doutora do UFBA
Lourdes Bandeira – Professora Doutora da UNB
Hildete Pereira de Melo- Professora Doutora da UFF
Severine Macedo – Secretária Nacional da Juventude do PT
Liege Rocha - Secretaria Nacional da Mulher do PCdoB
Marcia Campos - Presidente da Fedim
Elza Campos - Coordenadora Nacional da UBM
Madalena Ramirez Sapucaia - Professora da PUC/RJ

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?