4 de julho de 2010

 

Análise independente sobre Datafolha conclui que Lula tem muito fôlego para transferir votos (para Dilma)

Ao contrário do que a Folha de S. Paulo espalha, o presidente Lula tem ainda um enorme fôlego para transferir votos para Dilma Roussef.

Li Blogão do Pereira que foi ao Blog do Alê. A fonte é boa. Alexandre Porto sempre faz boas análises sobre o cenário econômico.

A partir da pesquisa Datafolha que mostra um suposto empate técnico entre Dilma e Serra, ele fez um exercício estatístico focado na relação entre o nível de informação do entrevistado e a intenção de voto. Para medir a primeira variável, ele usou a pergunta: “Pelo que você sabe, qual destes candidatos o presidente Lula está apoiando?” . Esta é a pergunta que melhor avalia o nível de conhecimento do que ocorre na campanha, que informa o nível de conhecimento dos candidatos.

Alexandre Porto afirma o seguinte:

Uma olhada pelas tabelas me permite afirmar que a transferência de votos do presidente Lula para sua candidata, Dilma Rousseff, está longe de ter acabado. Eu diria até que os votos puramente justificados como transferência pessoal, mal começaram a ser transferidos. A razão é simples. Serra vence Dilma com mais vantagem justamente nos cortes sócio-econômicos com menos informação, ao contrário, entre os mais informados Dilma vence ou os dois candidatos se encontram em empate técnico.

Entre as mulheres, na pesquisa estimulada (página 26), Serra vence Dilma por 45% a 30%. Por outro lado, entre os homens é Dilma que leva vantagem de 46% a 34%. Nesse corte gênero, 82% dos homens sabem que Dilma é a candidata de Lula, contra apenas 67% no sexo feminino. Na pergunta espontânea Serra tem 19% entre homens e 19% entre mulheres, empate. Já Dilma tem 30% e 15% respectivamente, o dobro entre os homens.

O mesmo se dá entre os eleitores com nível de escolaridade fundamental, onde apenas 64% sabem que Dilma é a candidata de Lula. Nesse corte educacional, que representa quase 50% dos pesquisados, Serra vence por 41% a 37%. No corte renda familiar, entre os entrevistados que ganham até dois salários mínimos, que representam 48% dos pesquisados, Serra também vence por 40% a 37% de Dilma. Entre estes, apenas 65% sabem qual é o nome da candidata de Lula.

São esses os três cortes com menor grau de conhecimento e nos três Serra lidera de forma até surpreendente, na medida em que o governo Lula historicamente tem apoio maior entre as classes mais baixas, que mais se beneficiaram das políticas sócio-econômicas do governo.

Excetuando o corte gênero, é de se acreditar que grande parte desse eleitorado mais desinformado (cerca de 25%) está concentrado entre aqueles que mais tendem a seguir a orientação do presidente Lula. Provavelmente será esse eleitorado o alvo prioritário das propagandas petistas no período daqui pra frente.

Outro ponto a ser analisado é o grau de transferência pela pergunta que procura saber qual a relação entre o apoio do presidente Lula e seu voto (página 39). Escolheram a opção "levaria a escolher esse candidato com certeza", 41% dos pesquisados e 24% responderam "talvez levaria a votar nesse candidato".

Bastaria Dilma consquistar 1/3 dos que responderam "talvez" para vencer a eleições ainda no primeiro turno. E parece não ser tão difícil, pois nada menos do que 17% dos que declaram voto em José Serra no questionário estimulado, responderam que votariam com certeza no candidato de Lula e 30% escolheram a opção "talvez". O eleitorado de Dilma parece ser bem mais consistente, na medida em que 76% dizem que com certeza votariam no candidato apoiado por Lula.

Teoricamente, o grau de transferência entre os mais bem informados é menor do que entre os mais pobres e com menor grau de instrução. Se Dilma já alcançou o candidato da oposição, em algumas pesquisas já até o ultrapassou, mesmo não sendo tão conhecida e não sendo reconhecida como a candidata do presidente Lula, é de se esperar que a transferência de votos de Lula para Dilma ainda tenha muito o que avançar.

Será que Serra conseguirá reverter essa tendência impedindo essa transferência ou aumentando a vantagem que tem em outros setores mais bem informados?

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