25 de junho de 2010

 

Professora lê artigo de Emiliano José (PT) na sala de aula de arquitetura da UFBA

A professora do curso de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFBA, Ângela Gordilho Souza, fechou o curso de Teorias da Cidade lendo e debatendo o artigo “O Desafio Urbano”, de autoria do professor, escritor e jornalista Emiliano José (PT), publicado no jornal A Tarde (21/06/2010). Segundo a professora, “de fato, outra cidade só será possível com uma corajosa vontade política, tal qual você tão habilmente pontuou”.

Por e-mail enviado a Emiliano José, a professora Ângela Gordilho Souza ressaltou:

“Como você sabe, há bastante tempo, venho estudando e buscando atuar no processo de crescimento urbano, exatamente colocando como essa problemática da segregação e exclusão vem tomando rumos cada vez mais difíceis de serem enfrentados pelo planejamento urbano, sem dúvida, um instrumento indispensável para se atuar em cidades tão complexas quanto as nossas. já são 31 metrópoles institucionalizadas (44% da população brasileira), mas que não vai resolver a questão nas condições que se impõem para o exercício dessa prática, vagarosa e pouco efetiva nas melhorias urbanas para todos”.

Segundo Ângela Gordilho, “estamos no limiar de grandes decisões políticas estratégicas, de ordem nacional. Se ampliamos a renda, caminho possível se avizinhando, essas cidades não suportarão a pressão sobre as suas infraestruturas existentes, construídas nos últimos 50 anos apenas para atender 10 a 20% da sua população. Estamos vendo isso acontecer claramente em Salvador. Sem dúvida essa é a saída!”.

Mas a professora ressaltou: “No entanto tem que ser conjugada a um grande esforço para visualizarmos outras formas urbanas para vivermos, mais descentralizadas e conectadas. Esse realmente é um grande desafio, que espero possamos alcançar a sua construção política e social no nosso tempo. Obrigado pela contribuição”.

Como saudação e manifesto desejo, a professora da Faculdade de Arquitetura finalizou:

“Que a Câmara Federal te dê ouvidos e reverberação!”

LEIA ARTIGO NA ÍNTEGRA

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?