17 de maio de 2010

 

O cientista político Giuseppe Cocco fará conferência em Cachoeira (BA), a convite de Emiliano José.

Está confirmado. Será em Cachoeira (BA), na sede da Universidade Federal do Recôncavo, a conferência do cientista político Giuseppe Cocco. A convite do jornalista, escritor e professor universitário, Emiliano José, o intelectual vai falar sobre “As Políticas Sociais e o Governo Lula”, no dia 25 de maio próximo, às 19h.

O conferencista é professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, doutor em História Social pela Universidade de Paris 1. É autor de “Mundobraz: o devir-Brasil do mundo e devir-mundo do Brasil (Ed. Record 2009)”. Com Antonio Negri escreveu “GlobaAL: biopoder e luta em uma América Latina globalizada”.

O evento faz parte da série de seminários “A Política e a Vida na Esquina do Mundo”, coordenada pelo Grupo de Estudos de Comunicação e Política da Universidade Federal da Bahia, do qual Emiliano José é coordenador. O ciclo já trouxe a Salvador o jornalista Mino Carta e terá continuidade com as conferências do sociólogo Juarez Guimarães (UFMG) e da filósofa Marilena Chaui (USP), ambos com datas em negociação.

Giuseppe Cocco escreveu recentemente, no Le Diplomatique, um texto intitulado “A riqueza dos pobres contra a pobreza dos ricos”. A manchete de capa da revista era “A Força das ruas”. Ele também é membro do corpo editorial da revista francesa Multitudes. Ele avança no conceito de “renda mínima” e fala em “renda universal”.

Lembro que, no auge da tentativa de linchamento do presidente Lula, durante o factóide do “mensalão”, ele cunhou uma expressão que se popularizou: “Lula é muitos”, criticando acidamente os tais “formadores de opinião” do Partido da Imprensa Golpista (PIG).

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?