14 de maio de 2010

 

IBR pretende formar para-atletas, mas houve tempo que o PFL queria acabar com ele

O Instituto Baiano de Reabilitação (IBR) administrado que é pela Fundação José Silveira, vive uma boa fase. Agora, o IBR acaba de anunciar a inauguração de um parque aquático destinado às pessoas portadoras de deficiência física. O principal objetivo do novo centro esportivo do IBR é capacitar atletas para esportes adaptados, os chamados para-atletas que disputam as para-olimpíadas. Mas, nem sempre foi assim.

Parece que foi ontem a tentativa do carlismo de acabar com o IBR. Eles tentaram armar um golpe imobiliário, em 2001. Uma construtora queria o terreno privilegiado, em Ondina, de frente para o mar, para construção de um apart-hotel. Os usuários portadores de deficiência física se revoltaram, os funcionários se revoltaram. Lembro-me das passeatas de cadeirantes nas esquinas e sinaleiras. À frente, o vereador Emiliano José (PT) e o deputado estadual Javier Alfaya (PCdoB). O golpe foi abortado, e o governo do PFL, hoje DEM, foi obrigado a passar a administração do IBR para a Fundação José Silveira, sob pressão. Eu estava lá.

Perguntam-me sempre por que eu apoio Emiliano José em suas vivências parlamentares.

Eu então respondo: quem mais pode apresentar tamanho currículo de luta pelos direitos sociais? O envolvimento de Emiliano José na luta pelos direitos dos portadores de deficiência é emblemático. Lembro-me que, na última campanha, a deputado federal, Josemar Lourenço da Silva (Zelinho), cadeirante, petista, ex-metalúrgico da USIBA, representante da Bahia no Encontro Nacional para Pessoas com Deficiência, divulgou emocionada carta em apoio à candidatura de Emiliano José.

Até hoje o programa de luta das pessoas portadoras de deficiência é atual. As barreiras arquitetônicas, o mobiliário público e as atitudes da população e das autoridades, a baixa acessibilidade.

Josemar Lourenço da Silva, Zelinho, à época da campanha eleitoral, em 2006, escreveu:

Sou testemunha do esforço que Emiliano José tem feito ao longo de sua vida política pelos direitos das pessoas com deficiência. Acompanhei seu mandato de vereador de Salvador, sua luta para salvar o IBR – que a especulação imobiliária planejou extinguir. Acompanhei seu mandato de deputado estadual, sua articulação para fortalecer a luta das pessoas com deficiência na prefeitura de João Henrique Carneiro e sua mobilização pelo direito de gratuidade no transporte público para essa camada importante da população baiana e também seus projetos de lei em favor das pessoas com deficiências.

Então, lembrando-me de tudo isso, só posso manifestar alegria ao ler nas páginas dos jornais a notícia do IBR formando para-atletas. Já é a segunda piscina.

Vamos torcer para que Verônica Almeida, medalha de bronze nas Paraolimpíadas de Pequim, terceira melhor nadadora do mundo e primeira mulher a ganhar uma medalha nos Jogos Paraolímpicos, hoje professora de natação no IBR, consiga formar novos para-atletas.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?