24 de maio de 2010

 

Giuseppe Cocco fará palestra em Cachoeira nesta terça-feira (25)

A convite do jornalista, escritor e professor Emiliano José, o cientista político Giuseppe Cocco fará conferência em Cachoeira (BA) sobre “As Políticas Sociais e o Governo Lula”, dia 25 maio, às 19h30, no Colégio Estadual da Cachoeira. No mesmo dia, às 9h30min, em Salvador, ele participará de mesa redonda na reitoria da UFBA na abertura do VI Encontro Nacional de Estudos Multidisciplinares em Cultura (Enecult). Também participam da mesa Danilo Santos de Miranda e Renato Ortiz.

O conferencista é professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutor em História Social pela Universidade de Paris 1. É autor de “Mundobraz: O devir-Brasil do mundo e devir-mundo do Brasil” e, com Antonio Negri, escreveu “GlobaAL: biopoder e luta em uma América Latina globalizada”.

O evento faz parte da série de seminários “A Política e a Vida na Esquina do Mundo”, coordenada pelo Grupo de Estudos de Comunicação e Política da Universidade Federal da Bahia, do qual Emiliano José é coordenador. O ciclo já trouxe a Salvador o jornalista Mino Carta e terá continuidade com as conferências do cientista político Juarez Guimarães (UFMG) e da filósofa Marilena Chaui (USP), ambos com datas em negociação.

A FORÇA DAS RUAS

Giuseppe Cocco é dinamite pura. Ele escreveu recentemente no Le Diplomatique um texto intitulado “A riqueza dos pobres contra a pobreza dos ricos”. A manchete de capa da revista era “A Força das ruas”. Giuseppe Cocco também é membro do corpo editorial da revista francesa Multitudes.

Ele avança no conceito de “renda mínima” e fala em “renda universal”. Vê o trabalho se separando da clássica relação de emprego. Trabalho tem tudo a ver com cidadania. Cocco fala em biopoder na linha de Foucalt e de Antonio Negri. A questão não é mais como "socializar" o trabalho, mas como reconhecer essa socialização de uma maneira que não seja a que o mercado e o biopoder pretendem impor.

A renda universal é um desses instrumentos fundamentais. No auge do linchamento do presidente Lula pela mídia, a partir de 2005, uma expressão dele ganhou as páginas dos jornais: “Lula é muitos”, criticando os formadores de opinião.

Comments:
Cara nos temos que nos mobilizar contra a entrega do Petroleo do Brasil aos Gringos no link http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/emanuel-cancella-lei-do-petroleo-foi-mudada-para-pior.html
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?