14 de abril de 2010

 

Gedderismo, vieirismo ou limismo?

Por Everaldo de Jesus

O ex-ministro da integração nacional Geddel Vieira Lima quer ressuscitar um velho estilo político sepultado na Bahia com a morte de Antonio Carlos Magalhães: para os amigos, tudo; para os inimigos, bananas. Segundo levantamento feito pelo jornal A TARDE, publicado em 03/04/2010, Pelo TCU e pelos textos que pululam na imprensa nacional, Geddel beneficiou prefeitos do seu partido, PMDB, com mais de 80% dos recursos do seu ministério. Pela mesma balança viciada, mais da metade das prefeituras agraciadas estão localizadas na Bahia. Bem ao estilo carlista, vangloria-se do feito: “Nada que eu faça pela Bahia chega ao que ela merece”.

Será o surgimento de um novo clientelismo? Que nome terá, gedderismo, vieirismo ou limismo?

Em que pese justificar com o suposto desinteresse dos outros pelas verbas da sua pasta (“não apresentaram projetos”), parece mais sensato acreditar que o ex-ministro tomou emprestado o manual político do falecido cacique baiano. ACM assim procedeu no controle das verbas sob seu comando. Generoso com os aliados, carrasco com os inimigos. Uma das vítimas dessa cartilha, a ex-prefeita de Salvador Lìdice da Mata, amargou uma prefeitura sem recursos sob o tacão do governador ACM. Quase teve sua carreira política enterrada.

O atual prefeito da capital baiana virou um pobre coitado nas mãos de Geddel. precisou dar as costas ao partido que o elegeu, o PDT, e vender a alma ao PMDB para que o ministro começasse a pingar colírio nos seus olhos. Dobrou o joelho para ver a cor do dinheiro. Escravizou-se.

O resultado disso é que hoje João está mais para auxiliar do que para prefeito. O beija-mão é diário. A publicidade da obras da prefeitura não deixa dúvida: “recursos do governo federal através do ministério da integração”, ou seja, "dinheiro do chefe". Pela propaganda diária do PMDB sobre as obras em Salvador, dá-se a impressão que Geddel é o prefeito!

Se estratégia do ex-ministro de viabilizar sua candidatura ao governo da Bahia vai surtir o efeito que ele almeja e transformar-se em votos, ainda é uma incógnita. A julgar pelos números das pesquisas pré-eleitorais, está bem longe disso. E que assim permaneça.

Comments:
Geddel que tanto acusou os carlistas de gigolô de obras, agora faz o mesmo. Todas as obras da prefeitura são apresentadas como realizações do ex-ministro da Integração. Quanta semelhança!?
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?