1 de março de 2010

 

TV Brasil apresenta especial “Nasci para Bailar”, documentário de Tetê Moraes sobre João Donato e a música caribenha, 3 de março, quarta-feira, 22h

A TV Brasil apresentará no dia 3 de março, quarta-feira, às 22 horas, o documentário Nasci para Bailar sobre o músico João Donato e seu encontro com a música caribenha.

Da cineasta Tetê Moraes, o filme registra uma viagem de João Donato e seu trio formado por Robertinho Silva (bateria), Luiz Alves (contrabaixo) e Ricardo Pontes (sax e flauta)à Cuba.

Na ilha do Caribe, o grupo participou do Festival Internacional Jazz Plaza e se encontrou com renomados músicos cubanos como German Velaso (sax) do grupo de Pablo Milanes, Cesar Lopez (sax), Jorge Reyes (contrabaixo), Thommy García (flugelhorn). Maikel Gonzalez (trompete), Edgar Ochoa, Aniel Tamayo, José Angel Blanco e Amado Valdez (oriundo do grupo Buena Vista), respondendo pela famosa percussão cubana com pailas, timbal, congas e até pandeiro.

O filme é um passeio musical pelas ruas, praias, casas, palcos e teatros de Havana e termina, meses depois, em uma apoteótica feijoada na casa do artista, na Urca, Rio de Janeiro, onde ele recebe músicos cubanos para celebrar seu aniversário. Trata-se de um raro momento de diálogo fluente e criativo entre músicos brasileiros e cubanos, através da universalidade da música latino-americana e do jazz.

Com seu inconfundível estilo e balanço, João Donato faz uma alegre e criativa mistura entre a bossa nova, ritmos caribenhos e jazz. Na trilha do documentário estão sucessos como A Rã (com Caetano Veloso), Emoriô e Bananeira (com Gilberto Gil), Amazonas, Café com Pão e Vento no Canavial com Lysias Enio, irmão de Donato e responsável pela direção musical e co-roteirista do filme. E, finalmente, Nasci para Bailar, com Paulo Barata. (Associação Brasileira das Emissoras Públicas Educativas e Culturais – ABEPEC).

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?