29 de março de 2010

 

Governo da Bahia apóia MST na cultura do abacaxi na Chapada Diamantina

O governo da Bahia acaba de lançar o Programa de Expansão para Cultura do Abacaxi. Mais de 360 agricultores familiares serão beneficiados nos municípios de Itaetê, Iramaia, Iaçu e Boa Vista do Tupim, na Chapada Diamantina. É um plano de desenvolvimento sustentável. Estão sendo distribuídas 5,4 milhões de mudas geneticamente melhoradas para plantio de variedades mais resistentes às pragas. É um trabalho da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) que o governo Paulo Souto (DEM) tentou extinguir.

O projeto começou em Itaetê, com o cadastramento de 175 produtores rurais. Cada agricultor vai receber 15 mil mudas de abacaxi, um pulverizador costal e três horas de trator. Somente em Itaetê serão gerados 500 empregos diretos e 2,5 mil indiretos.

O MST está sendo contemplado. A iniciativa vai incrementar a produção no Assentamento 29 de novembro. Ali, 600 assentados que já produzem mamona, palma, feijão, milho e mandioca vão também produzir abacaxi para o mercado, com assistência técnica da EBDA. Em Andaraí, o Assentamento do MST em Santa Clara recebeu o plano como muito entusiasmo.

A Bahia é o quarto produtor de frutas in natura do país e ocupa o quarto lugar na produção nacional de abacaxi, depois do Pará, Paraíba e Minas Gerais. O governo Wagner está investindo R$ 751 mil no plano de expansão do abacaxi.

Agora entendi porque o governo Paulo Souto (DEM) queria acabar com a EBDA. Ele não enxerga um palmo à frente do nariz.

Comments:
Meus parabéns para o governo do Pt na Bahia,porque aqui em Santarém no Oeste do Pará,a Prefeita Maria do Carmo Martins Lima do PT manda a PM dar PORRADA em SEM TETO.Guilherme Marssena Coordenação Regional do Oeste do Pará da União Naconal de Luta por Moradia Popular (UNMP-PA)meu email para contato é casavermelha13@hotmail.com.É importante ressaltar que as terras que estavam ocupadas são públicas e uma família que é do PMDB local se dizia dona,como aqui no Pará o setor a qual é ligada a Prefeita dobrou o espinhaço para o PMDB ,para nós dos Movimentos Sociais sobra ARROGANCIA e PORRADA.
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?