3 de fevereiro de 2010

 

Governo Lula prepara pacote para reestruturação do Haiti

O governo brasileiro prepara um grande pacote com projetos para ajudar a reestruturar o Haiti, atingido pelo terremoto que devastou a capital Porto Príncipe, no dia 12 de janeiro.

Caberá ao presidente Lula anunciar as medidas durante a viagem que fará ao país no fim de fevereiro. As informações são do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Jorge Armando Félix.

As ações ainda estão em fase de análise pelo gabinete de crise instalado por Lula, um dia após a catástrofe. O general informou que todos os projetos que serão implementados no país terão respaldo e serão priorizados pelo governo haitiano, além de ter o aval da Organização das Nações Unidas (ONU).

A prioridade é de criação de frentes de trabalho capazes de mobilizar a população, gerar renda e, ao mesmo tempo, começar a reconstruir pequenas coisas que façam com que a vida dessas pessoas comece a voltar ao normal.

Por exemplo: um projeto de coleta e reciclagem de lixo em execução no Haiti já antes do terremoto deverá contar com aporte de recursos para atender cerca de 150 mil pessoas. Também estão em análise projetos de estruturação em setores como agricultura e de casas populares de baixo custo, que possam ser erguidas o mais rápido possível.

Outra iniciativa deverá ocorrer na área de formação e qualificação de mão de obra numa parceria governamental com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?