3 de fevereiro de 2010

 

Deputado Emiliano José (PT-BA) visita Haiti em missão solidária

O deputado federal Emiliano José (PT-BA) está hoje (quarta, 3) no Haiti. Depois de ofertar, ontem, seu presente a Iemanjá, na festa do Rio Vermelho, ele embarcou juntamente com outros quatro parlamentares para Porto Príncipe, num avião da FAB.

Eles vão conhecer de perto a realidade do país atingido pelo violento terremoto que matou (segundo a imprensa) perto de 200 mil pessoas. Os outros deputados são Cláudio Cajado (DEM-BA), Colbert Martins (PMDB-BA), Raul Jungmann (PPS-PE), Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) e Janete Pietá (PT-SP).

Segundo Emiliano José, logo na chegada foi possível perceber milhares de pessoas na rua, acampamentos, engarrafamentos e um certo ânimo no retorno do enfrentamento da vida. "Estamos fazendo algumas visitas e reuniões para um melhor entendimento da situação do país. Apesar do clima de caos que se estabeleceu, não há indicação de violência. Mas não será fácil reconstruir os bens perdidos no Haiti. É uma situação dramática. Dos 15 ministérios, 13 desabaram com o terremoto, inclusive o palácio do governo".

Os deputados foram transportados pela FAB e deverão custear suas próprias despesas. A previsão é de que eles retornem amanhã (quinta-feira, 4). O Brasil coordena uma missão de paz no Haiti e recentemente o Congresso aprovou um aumento do efetivo militar brasileiro naquele país.

Eles vão se reunir com o presidente do Haiti, René Preval, com o embaixador do Brasil no Haiti, Igor Kripman, na sede da embaixada provisória. Também estão visitando as instalações militares brasileiras, o Hospital de Campanha da FAB e locais atingidos pelo terremoto.

Os parlamentares querem conferir como será empregada a ajuda do governo brasileiro de R$ 1 bilhão de reais.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?