27 de janeiro de 2010

 

Fórum Social Mundial aplaude o presidente Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi recebido com aplausos pelos participantes do Fórum Social Mundial (FSM) em Porto Alegre, evento que reúne representantes de movimentos sociais e organizações de esquerda de vários países. Hoje, Lula gravou o programa dos 30 anos do PT, que vai ao ar dia 10 de fevereiro. Na próximasexta-feira ele vai a Davos, Suíça, onde vai receber o prêmio “estadista Global” no Fórum Econômico Mundial.

PRESIDENTE LULA SOCORRE HAITI

Lula cobrou dos organizadores do FSM que o evento deve tirar a "decisão" de dedicar "um ano de solidariedade" às vítimas do terremoto do Haiti.
O presidente Lula anunciou que vai instalar no Haiti uma unidade de pronto atendimento para, junto com o hospital de campanha da Aeronáutica, tratar a população do país.

"No dia 25 do próximo mês estarei no Haiti e, possivelmente, em trinta dias, vamos construir uma unidade de pronto atendimento de quase dois mil e cento e sessenta metros quadrados", afirmou Lula, ao participar do Fórum Social Mundial (FSM), em Porto Alegre.

Ao discursar para uma platéia de mais de 7 mil pessoas, no Ginásio Gigantinho, o presidente também falou sobre o papel das forças militares de paz no Haiti, que sob a coordenação do Brasil, nos últimos cinco anos. "Ensinamos ao mundo como uma força de paz pode ser uma força de paz sem ter ingerência nas decisões políticas ou praticar violência contra os inocentes".

Lula autorizou por meio de medida provisória o envio de R$ 375 milhões para o Haiti. Ele lembrou que o Congresso Nacional aprovou o envio de mais 900 soldados para região, com o objetivo de reforçar a missão humanitária.

Ao cobrar responsabilidade dos demais países no socorro a região devastada pelo terremoto, o presidente citou a história do Haiti que conquistou a independência em 1804, mas foi ocupado, nos últimos anos, por Estudos Unidos, França e Inglaterra. "O dado concreto é que, talvez, agora, esse terremoto mexa com a vergonha" dos seres humanos que governam esse planeta para fazer do Haiti aquilo que poderíamos ter feito, há 30, 40 ou 10 anos atrás, quando começam a discutir a democracia do Haiti", declarou sob aplausos. (Com informações da Agência Brasil)

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?