4 de dezembro de 2009

 

Troquei minha assinatura da Folha pelo Valor Econômico

É sério! Não dá mais para ler a Folha de S. Paulo. O jornalão jogou o jornalismo no lixo. A gota d´água foi a malandragem do artigo difamante do César Bejamin contra o presidente Lula. Paciência tem limite.

Meu primeiro dia como leitor do Valor Econômico nesta sexta-feira (04.12) foi prazeroso. Claro que o jornalão de economia tem lá suas opiniões políticas. Mas, pelo menos não trata o presidente Lula com desrespeito e intolerância ideológica.

Além do noticiário normal, o caderno Valor Especial, sobre formação profissional, brindou seus leitores com ensaio sobre o ensino profissionalizante. “Ensino em alta” é o título.

O texto começa assim:

“O presidente Lula costuma dizer que é um “sem diploma”, mas não é bem assim. Ele fez curso técnico de torneiro mecânico, em duas escolas do SENAI em São Paulo, entre 1961 e 1963 e saiu diplomado no ofício aos 17 anos. A partir daí passou a ganhar mais de um salário mínimo e virou cidadão, como ele mesmo destaca.

Lula não passou por headhunters, que seguramente o barrariam por não ter universidade e nem falar inglês. Mas foi aprovado e reaprovado por 60 milhões de recrutadores que viram nele a formação adequada para ser chairman da empresa Brasil, que produz atualmente US$1,5 trilhão.

Mesmo sem querer, o freqüente esquecimento do presidente a respeito do próprio diploma reforça a noção de que a formação técnica é opção apenas para quem não consegue fazer universidade ou não tem ambições que vão além do chão da fábrica.

Essa visão (...) gerou o que é hoje um dos principais gargalos da educação e da competitividade da economia brasileira, a insuficiência de mão de obra qualificada técnica e tecnológica para atender a demanda cada vez mais exigente do setor produtivo”.

Daí para a frente o Valor começa a discutir a questão da escola técnica e tecnológica. Em alto nível. Acaba por concluir que o Brasil está longe de um sistema educacional que seja capaz de prover o mercado de trabalho de profissionais qualificados para uma das maiores economias do mundo.

Lula se engana quando diz que é um “sem diploma”. Seu diploma técnico o transformou em cidadão e, como cidadão tornou-se chairman da empresa Brasil.

Comments:
Oldack, o primeiro passo você deu, Se não me engano, O Valor é uma parceria da Folha com a Globo, observe. Para este público, o PIG não tem força, pois o governo está sendo uma maravilha. O diabo é a classe mediana, desprovida de pragmatismo, imaginando que é rica, se afasta do povo, enfraquecendo a luta por melhores condições da saúde, da educação e da segurança. Você sabe: correram para a saúde privada, quando deveriam brigar pela saúde pública; correram para a educação privada, quando deveriam fortalecer a escola pública e colocaram gradís em suas casas, quando deveriam pressionar o governo por dar condições mínimas de vida aos pobres, evitando a violência famélica. A pobreza está sendo reduzida pelo governo Lula, mas ela só faz criticá-lo.
Joel Miranda
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?