28 de dezembro de 2009

 

PT começa 2010 com maior popularidade desde sua fundação

O jornalista José Roberto de Toledo, especializado em jornalismo investigativo, em artigo para o Estadão (27.12.2009), com base nas sucessivas pesquisas do Instituto Datafolha, afirma que “o PT entra no ano eleitoral de 2010 com a maior popularidade de sua história. Um, em cada quatro eleitores brasileiros diz ter preferência pelo Partido dos Trabalhadores”.

Segundo ele, é o maior porcentual de simpatia alcançado por qualquer agremiação partidária nacional nos últimos 20 anos. As pesquisas do Instituto Datafolha mostram que em 20 anos o PT multiplicou por quatro sua área de influência, saindo de 6% para 25% de preferência entre os eleitores brasileiros.

O PT se beneficiou da queda de Collor, das manifestações dos caras-pintadas, recuou 9% na preferência popular quando se recusou a participar do governo de Itamar Franco e ao apostar no fracasso do Plano Real, mas, com a reeleição de FHC e a desvalorização do Real, em 1999, o PT voltou a crescer no imaginário dos eleitores.

O patamar mais alto, entretanto, ocorreu após a eleição de Lula em 2002 e a implantação de programas populares de combate à fome e popularização do crédito em 2004. Então veio 2005, com o mensalão, os aloprados, e a popularidade do PT despencou.

Entretanto, com a crescente popularidade do presidente Lula, a preferência do PT voltou a crescer. Isso significa que o eleitorado identifica Lula e o PT. O recorde de preferência do eleitor alcançado pelo PT coincide com o bom cenário na economia, a queda do desemprego, o aumento do consumo das classes C e D e, enfim, a superação da crise financeira mundial pelo Brasil.

A conclusão do jornalista é que Lula traz popularidade recorde ao PT. Eu concordo. Lula e o PT são unha e carne.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?