7 de dezembro de 2009

 

Encontro discutiu mandato do deputado federal Emiliano José (PT-BA)

Compareci à reunião Plenária do Mandato do deputado federal Emiliano José (PT-BA), realizada sábado, 5, no auditório do Instituto Anísio Teixeira, em Salvador. Meu plano era cobrir ao vivo on-line o encontro, Mas, meu notebook sabotou a idéia.

Foi emocionante. Centenas de amigos, apoiadores e militantes, vindos de bairros populares de Salvador e de pelo menos 30 municípios da Bahia ouviram informes sobre os sete meses de mandato parlamentar. Um imenso rol de discursos, articulações e missões políticas.

Por que toda essa gente maravilhosa resistiu tão bravamente a uma reunião das 10h às 16h, em pleno sábado nesta cidade praieira? Por uma razão muito simples. Não se tratava de um projeto de carreira política individual. Tratava-se do fazer política coletivamente. Então debateram com entusiasmo dois projetos políticos em luta. Um, do passado, do neoliberalismo, da prevalência dos negócios privados, encabeçado pelo PSDB/DEM. O outro, o nosso, o projeto de uma revolução democrática que está em curso.

Jonas Paulo, presidente reeleito do PT da Bahia estava lá. Jonas Paulo e Emiliano José se conheceram desde a ditadura militar nas lutas pela agricultura familiar, reforma agrária, contra a grilagem de terras na Bahia. Foi lá manifestar apoio à campanha para reeleição de Emiliano José. “Sou um soldado das causas emiliânicas. É o tipo da pessoa que a gente conhece na batalha e nunca esquece”. E, claro, apelou para o esforço da militância pela reeleição de Jaques Wagner e eleição de Dilma Roussef, no primeiro turno. Também pregou a necessidade de mudar a cara do Senado com a eleição de Waldir Pires senador.

Waldir Pires...Waldir Pires deu aquela aula de humanidade, traçou o perfil e o talento de Emiliano José, sua capacidade de luta, seriedade. Vindo de um ícone da ética no Brasil, um elogio e tanto. Julgou extraordinária a gestão do presidente Lula, num tempo em que o Brasil tem uma responsabilidade gigantesca no mundo contemporâneo: “não é mais possível brincar com o destino da humanidade”.

Lançado como candidato ao Senado, Waldir Pires não negou fogo: “se você decidirem, eu vou à luta, mas aos 80 anos eu vou à luta de qualquer jeito, com ou sem candidatura, porque tenho o espírito, a cabeça e a esperança de sempre”.

Ouvi pronunciamentos de apoio a Emiliano. A vereadora Vânia Galvão (PT). Ouvi palavras de incentivo, como do deputado estadual Zé Neto (PT). Palavras de elogio do vereador Moisés Rocha, da base petroleira. Ouvi palavras emocionadas e emocionantes de Mariângela Bião, veterana das lutas pelos direitos dos portadores de deficiência da Bahia. Depois foi uma sucessão de pronunciamentos políticos, reuniões de avaliações e propostas.

Sábado foi um dia de Política com P maiúsculo em Salvador.

Meu notebook me sabotou, mas, sai pisando leve do Instituto Anísio Teixeira.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?