10 de novembro de 2009

 

Seminário discute resistência à ditadura militar no Brasil

Nos dias 12 e 13 de novembro acontece em Cachoeira, Bahia, o Seminário Nacional “Marighella: sem perder a ternura jamais”, no auditório do Centro de Artes, Humanidades e Letras. Faz parte do projeto de extensão “Entre Memória e História, 45 anos do golpe militar de 64” que reúne pesquisadores de três universidades baianas (UFBA, UFRB, UFS) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O Seminário Nacional tem o apoio da Comissão do Projeto “Memórias Reveladas” da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da Bahia (SJCDH), do Comitê de Anistia vinculado à Secretaria Especial dos Direitos Humanos em âmbito nacional, e do Fórum Nacional de Comunicação.

A programação inclui mesas redondas, palestras, debates de filmes e a montagem da exposição sobre Marighella, seguida de homenagens com a participação de seu filho, o ex-deputado estadual Carlinhos Marighella.

Na mesma ocasião serão lançados dois livros, frutos de pesquisas historiográficas sobre a trajetória política de Carlos Marighella e de Virgilio Gomes, ambos militantes da Ação Libertadora Nacional (ALN) e assassinados em 1969 pelas forças da repressão.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?