6 de novembro de 2009

 

Márcio Meirelles marcou um golaço com o Seminário Malraux em Salvador

O Secretário da Cultura da Bahia, Márcio Meirelles, marcou um golaço ao trazer para a Bahia o “Séminaire Malraux”, fazendo de Salvador uma das duas únicas cidades a realizar o evento neste final do Ano da França no Brasil. A outra cidade contemplada foi Porto Alegre. A Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) figura entre os patrocinadores.

André Malraux foi, de certa forma, o criador da política cultural, no mundo. Primeiro ministro da Cultura na França nomeado por Charles De Gaulle, que criou especialmente para ele o cargo em 1959 e no qual permaneceu até 1968, Malraux foi romancista, ensaísta, aviador, resistente ao fascismo, aventureiro, colecionador e crítico de arte.

A França criou os Séminaires Malraux como resposta aos interesses de outros países em conhecer a experiência cultural francesa. Esses encontros entre profissionais promovem, juntamente com o país anfitrião, uma reflexão sobre os mais variados temas da cultura: organização e missão do Ministério da Cultura, financiamento público da cultura, descentralização e desconcentração da cultura, capacitação na área de gestão da cultura, apoio à produção artística, organização de museus, proteção do patrimônio, legislação cultural e sistemas de apoio às indústrias culturais. Foram realizados, desde sua criação, em 1994, 61 encontros em 44 países.

Na Bahia, o Séminaire Malraux com o tema “Economia da Cultura e as Políticas de Apoio às Indústrias Culturais”, acontece nos dias 9 e 10 de novembro sob a organização da Secretaria de Cultura e conta com a presença de especialistas franceses e brasileiros. Representando a França, Philippe Chantepie, professor de economia e de indústrias culturais na Universidade Paris II-Sorbonne e no Instituto de Estudos Políticos de Paris, dirige o Departamento de estudos, prospectivas e estatísticas, do Ministério da Cultura e Comunicação.

Chantepie falará das políticas econômicas das indústrias culturais na era digital. Patrick Olivier, professor na Universidade Paris-Dauphine e responsável pelo Serviço de Inspeção Geral do Ministério da Cultura e da Comunicação, falará sobre as políticas de fomento ao audiovisual e Sylvie Octobre que estuda práticas culturais e dirige pesquisas no Ministério da Cultura, abordará o tema do desenvolvimento das indústrias e das práticas culturais.

Representando o Brasil, Carlos Paiva apresentará uma palestra sobre a economia da cultura na Bahia e Ana Carla Fonseca as estratégias de desenvolvimento da economia da cultura.

Serviço:
Séminaire Malraux na Bahia
Economia da Cultura e as Políticas de Apoio às Indústrias Culturais

09 e 10.11, 9h às 18h, Auditório do SEBRAE
Rua Horácio Cezar, nº 64 - Dois de Julho, Salvador (71) 3320-4427/4367/4404

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?