23 de outubro de 2009

 

Sensor Econômico do IPEA registra aumento de confiança do setor produtivo

O IPEA divulgou hoje (23), sexta-feira, em Salvador, o resultado do Sensor Econômico de setembro. Trata-se de um Indicativo do grau de confiança e expectativas elaborado pelo órgão. A confiança do setor produtivo aumentou. Em setembro, o indicador atingiu 26 pontos contra 23,2 pontos de agosto. Esta foi a sétima alta seguida do Sensor Econômico.

A informação foi divulgada pelo diretor de Estudos e Políticas Macroeconômicas do Instituto de Pesquisas Aplicadas, João Sicsú, ao encerrar o curso de “Macroeconomia e Desenvolvimento Econômico”, no auditório da Desenbahia, realizado em parceria com a Casa Civil do governo da Bahia e o Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento.

Segundo o diretor do IPEA, o resultado do Sensor Econômico de janeiro a julho de 2009 foi sempre de apreensão. Em agosto passou ao grau de confiança. Agora em setembro, o Indicativo revelou ainda maior confiança do setor produtivo. “O fato prova que a economia está se recuperando com velocidade, com boas perspectivas para o próximo ano, e desmente previsões pessimistas de instituições como Credit Suisse, Bradesco e FMI”, afirmou ele.

O Sensor Econômico é uma pesquisa mensal realizada pelo IPEA em todo o território nacional, com o objetivo de captar as expectativas econômicas e sociais do setor produtivo brasileiro, envolvendo 24 questões objetivas enviadas a 115 entidades representativas da economia.

O Sensor Econômico trabalha com cinco cenários: otimista (entre 60 e 100 pontos), confiante (entre 20 e 59 pontos), apreensiva (entre menos 20 e 20 pontos), adversa (entre menos 60 e menos 20 pontos) e pessimista (entre menos 100 e menos 60 pontos). A média das pontuações indica a expectativa do setor produtivo em relação à economia. Em setembro, melhoraram as expectativas relativas às contas nacionais e desempenho das empresas, o que expressa confiança.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?