28 de outubro de 2009

 

Não são confiáveis as informações da revista Veja sobre a Petrobras

Não se pode confiar no que a revista Veja escreve sobre a Petrobras. Sem trocadilho, veja o caso da nota de Lauro Jardim, da coluna Radar on-line, intitulada “Queimando dólares e desperdiçando gás”.

Ele escreveu: “De janeiro 2009 até agosto a Petrobras queimou em média 9,9 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia nas suas plataformas. Ou seja, desperdício puro. É um gás produzido e não utilizado pela Petrobras. E o mais dramático é que o que era ruim está piorando: este resultado é o dobro do que se..."

AGORA, A VERDADE NO BLOG FATOS E DADOS:

Prezado Lauro Jardim,

Sobre sua nota “ Queimando dólares e desperdiçando gás ”, a Petrobras esclarece que entre 1999 e 2008, período no qual a produção de petróleo e gás da Companhia cresceu mais de 60% – de aproximadamente 1,3 milhão para 2,15 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boepd) – o volume de gás queimado, em boepd, reduziu-se de 2,9% para 1,7%.

Ou seja, a empresa diminuiu a queima de gás enquanto aumentava a produção de petróleo, o que representa um importante aumento do aproveitamento do gás. O volume de gás queimado hoje é da ordem de 6 milhões de metros cúbicos por dia e está dentro dos padrões aceitos internacionalmente.

A queima observada no primeiro semestre de 2009 foi consequência do início de operação de três novas plataformas: P-51, P-53 e FPSO Cidade de Niterói. Durante o período de testes as plataformas queimam gás até que os sistemas de escoamento se estabilizem.

Também foram efetuadas paradas para manutenção, renovação de certificação de segurança e realização de testes em plataformas, previamente informadas aos órgãos competentes. A empresa vem promovendo desde 2001 investimentos em programas de aproveitamento do gás produzido, que totalizaram até agora cerca de US$ 400 milhões.

Esses investimentos demonstram a preocupação da Petrobras com o meio ambiente e, também, o quanto a empresa considera o gás natural um produto estratégico para os seus negócios, cada vez mais valorizado no mercado doméstico e internacional.

Especificamente sobre o gás associado produzido por suas plataformas, sua redução é um objetivo permanente da empresa, que tem o maior interesse em aproveitar ao máximo o gás associado. A meta do Plano de Negócios é aproveitar 92% do gás produzido até o final de 2010. Finalmente, é importante frisar que não existe produção de petróleo sem queima de gás, que ocorre, em primeiro lugar, por questão de segurança.

LAURO JARDIM PODERIA TER EVITADO ESSA SAIA-JUSTA SE PELO MENOS TIVESSE LIDO A MATÉRIA REPRODUZIDA ABAIXO DO BLOG FATOS E DADOS:

Tocha da produção e segurança

Algumas notícias vêm sendo publicadas pela imprensa sobre a queima de gás natural pela Petrobras. Mas é importante esclarecer que esse é um procedimento inerente à produção de petróleo. Essa queima ocorre por razões de segurança ou de necessidade operacional. Não existe produção de petróleo sem queima de gás. Por esse motivo, as plataformas de petróleo mantêm permanentemente acesa uma chama-piloto no “flare”.

PS - A mentira na revista Veja tem pernas curtas.

Comments:
NÃO SÃO CONFIÁVEIS, NENHUMA NOTÍCIA PUBLICADA NA VEJA, FOLHA DE SÃO PAULO, ESTADÃO, ISTO É, NO RADIO CBN,NA TV :GLOBO, BAND, ALGUNS JORNALISTA DO SBT E RECORD.ESPERO VER O DIA DO PROCESSO. ENQUANTO ISSO BOICOTE NELES.
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?