29 de outubro de 2009

 

Lula garante R$ 225 milhões do BNDES para cooperativas dos catadores de material reciclável

Lula acaba de receber o prêmio “Primeiro Amigo catador”, aos gritos de “Lula, cadê você, eu vim aqui só pra te ver”. A mídia vai enlouquecer de raiva. Os anti-lulo-petistas vão estrebuchar. Lula garantiu investimentos de R$ 225 milhões do BNDES a todas as cooperativas de catadores de material reciclável, durante encontro nacional da categoria, em São Paulo.

Os catadores saudaram o presidente Lula antes, durante e depois de ele subir ao palco para discursar. Também cantaram "Parabéns a Você" para ele. O presidente comentou sobre o tratamento "humilhante" que os catadores costumam receber de parte da sociedade. "Essa gente não tinha vergonha de passar de carro e jogar um lixo qualquer, achando que vocês eram de segunda categoria e que vocês tinham obrigação de catar o lixo deles", disse o presidente.

"Vocês estão fazendo hoje muito mais do que catar material. Vocês estão ensinando a essa gente pedante, a essa gente arrogante, que o ser humano não pode ser discriminado pela sua profissão ou pelo trabalho que faz. Essa é a conquista maior de vocês. E acho que é isso que estão consagrando."

Lula aproveitou a desceu o sarrafo na imprensa. Ela deixou de formar a opinião pública no País. "Esse povo sabe o que quer", afirmou. Lula também falou sobre o Projeto de Lei 203/91, que tramita no Congresso e cria uma Política Nacional de Resíduos Sólidos - que institui regras para a coleta seletiva de lixo e prevê que a atividade seja licitada e remunerada pelas prefeituras.

O temor dos catadores é de que as cooperativas percam as concorrências para grandes empresas interessadas no negócio. Lula afirmou que vai pedir aos prefeitos de todo o país que protejam os catadores de pessoas ambiciosas. Segundo ele, o Congresso Nacional vai aprovar a Lei dos Resíduos e, por isso, essa proteção é necessária.

"Tenho certeza de que vamos contar com os prefeitos, governadores e com o Congresso, que vai aprovar a lei dos resíduos.Há pessoas que, até agora, trabalharam na reciclagem, e não é justo que o empresário queira ganhar dinheiro agora. Prefiro muitos ganhando pouco do que poucos ganhando muito”, disse o presidente.

A Expocatadores é promovida pelo Movimento de Catadores de Materiais Recicláveis com o objetivo de divulgar, fortalecer e profissionalizar o setor. O evento termina sexta-feira (30.10.2009).

Comments:
Oldack!

Acho que o comentário do presidente Lula sobre a imprensa nativa foi tão importante quanto o anúncio do benefício que será concedido aos catadores de materiais recicláveis.

"vocês têm aqui a oportunidade de fazer a matéria da vida de vocês. Se vocês esquecerem a pauta do editor e se embrenharem no meio desta gente; escolham um, qualquer um, para vocês conversarem sobre a vida deles, sobre o sonho deles... aí vocês vão compreender por que a figura do chamado formador de opinião pública, que antes decidia as coisas neste país, já não decide mais. É porque este povo já não quer mais intermediário, este povo enxerga pelos seus próprios olhos; fala pela própria boca....este povo aprendeu a ser dono do seu nariz. Graças a Deus, porque o mundo fica mais limpo quando o pobre toma consciência", analisou Lula.

O comentário do presidente, deliberadamente ignorado pela maioria dos jornalistas dos grandes grupos de comunicação do país, partidários naturais da oposição, aquela do progresso a qualquer custo, trata-se de uma análise bastante lúcida da realidade brasileira, do antigo jogo político que a mídia gorda participa ativamente, disfarçada de observador desinteressado.

http://imprensamarginal.blogspot.com/
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?