15 de setembro de 2009

 

Secretaria da Justiça da Bahia divulga programação das homenagens a Carlos Lamarca

Agora é oficial. Press-release da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia informa que o secretário Nelson Pellegrino, reafirmando a necessidade de apoiar ações que resgatem a verdadeira história das lutas políticas por democracia na Bahia, está participando, em parceria com a prefeitura de Brotas de Macaúbas, interior da Bahia, da programação que relembra o 38° aniversário dos assassinatos de Carlos Lamarca e Zequinha Barreto ocorridos em 17 de Setembro de 1971.
Do ato político programado para o dia 19 de Setembro (sábado), quando o prefeito da cidade, Litercílio Júnior, sancionará lei instituindo feriado municipal no dia 17 de setembro, dia em que o Capitão Lamarca e Zequinha Barreto foram assassinados, vão participar ministros, secretários de estado e parlamentares.

Confirmaram presença o Ministro Franklin Martins, da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, o ex-Ministro José Dirceu, o ex-Ministro e ex-Governador da Bahia Waldir Pires; o Presidente da Comissão de Mortos e Desaparecidos, Marco Antônio Rodrigues Barbosa.

Na comitiva das autoridades estaduais são citados Nelson Pellegrino, da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos; Walter Pinheiro, do Planejamento, Afonso Bandeira Florence, do Desenvolvimento Urbano e Júlio Rocha, Diretor Geral do Instituto de Gestão das Águas e Clima do Estado da Bahia (INGA).

Também estarão presentes os deputados federais Emiliano José e João Paulo Cunha, além de deputados estaduais, prefeitos e vereadores de cidades da região.

Consta da programação a inauguração das sedes do Instituto Zequinha Barreto: Formação, Pesquisa e Assessoria, Cineclube Carlos Lamarca.

Uma caravana vai visitar a localidade Pintada (município de Ipupiara), locval onde foram fuzilados Zequinha Barreto e Lamarca, e também Buriti Cristalino (município de Brotas de Macaúbas) onde vivia a família Barreto, palco do assassinato de Luiz Antônio Santa Bárbara e Otoniel Campos Barreto.

Em Buriti Cristalino serão inaugurados o Centro de Memórias Luiz Antônio Santa Bárbara e a extensão do Instituto Zequinha Barreto.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?