23 de setembro de 2009

 

Microcrédito cultural vai beneficiar 12 cidades do Recôncavo Baiano

Eu confesso que olhava com certo ceticismo a proposta do secretário de Cultura da Bahia, Márcio Meirelles, de inaugurar um posto de microcrédito no Pelourinho. Eu achava que anos e anos de mecenato estatal tinham matado a possibilidade de empreendedorismo na área cultural. Até os brancos de olhos azuis da Bahia pensam que o Estado tem obrigação de financiar seus negócios a fundo perdido.

Eu estava errado. O posto do Credibahia, o Programa de Microcrédito do Estado da Bahia, inaugurado no Pelourinho está aos poucos aprovando pequenos financiamentos para trabalhadores autônomos, artesãos entre eles. Não existe inadimplência. Todos pagam seus empréstimos o que os capacitam a tomar novos a juros menores.

A experiência vitoriosa deu frutos.

Segundo o press release governamental de hoje (23.09.09), “a Secretaria Estadual de Cultura (Secult), em parceria com a Desenbahia, Sebrae e prefeituras da região do Recôncavo baiano, vai estender o CrediBahia para 12 cidades desse território. Esse tipo de financiamento já existe em Salvador há quase dois anos e como obteve bons resultados será ampliado para outras cidades”.

A implantação do programa deve acontecer até o final deste ano. Os interessados poderão solicitar o microcrédito nas agências do CrediBahia, administradas pela Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), das cidades de Cabaceiras do Paraguaçu, Cruz das Almas, Castro Alves, Governador Mangabeira, Muritiba, Maragojipe, Nazaré das Farinhas, São Sebastião do Passé, Saubara, Santo Antônio de Jesus e Santo Amaro.

Esse Márcio Meirelles é fogo!

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?