14 de setembro de 2009

 

Jornalista na Bahia compara Carlos Lamarca a Tiradentes

O jornalista Levi Vasconcelos, editor da coluna Tempo Presente do jornal A Tarde (13.09.2009), afirmou que estamos ingressando em “novo capítulo na história de Lamarca”. Ele comparou a tragédia de Lamarca á de Tiradentes. Ambos mortos e amaldiçoados pelos governos da época e cultuados como heróis depois.
São três notas publicadas, que se seguem:

“O renascer de Lamarca, na Bahia”

24 de janeiro de 1969. O capitão Carlos Lamarca, do Exército, invade o Quartel de Quintaúnas, em São Paulo, onde servia. Virou “o mais perigoso terrorista do País”. Em 17 de setembro de 1971, é morto em Pintada, povoado de Ipupiara, vizinho de Brotas de macaúbas, onde o Exército montou sua base de operações, o palco principal do epílogo da caçada oficial.

Lamarca morto, exibido como troféu, na propaganda oficial era o diabo em forma de gente. Até hoje é o único brasileiro na história declarado oficialmente “traidor da Nação”.

Foi reabilitado em 2006, promovido a coronel (post mortem), mas em Brotas de Macaúbas, onde o prefeito Litercílio Júnior é do PT, começa a ganhar status de herói com honras e pompas. Dom Luiz Cappio, o bispo de Barra ( o que fez a greve de fome), já reza missa lá desde 1971, em homenagem aos “Mártires da luta contra a ditadura”. No dia 17 próximo, 38 anos depois de sua morte, a Câmara vai decretar a data feriado municipal e o prefeito vai inaugurar o Cine Clube Carlos Lamarca, com o filme “Lamarca, o Capitão da Guerrilha”.

É novo capítulo na história de Lamarca.

“Platéia distinta”

As homenagens a Lamarca terão platéia distinta que inclui os ministros Franklin Martins (Comunicação, no governo Lula), Paulo Vanucci (Direitos Humanos), além do secretário Nelson Pelegrino (Justiça) e do jornalista Emiliano José, agora deputado federal, que divide com o também jornalista Oldack Miranda a autoria de “Lamarca, o Capitão da Guerrilha”, o livro que virou filme.

“Tiradentes foi pior”

Essa história de rebelde político aniquilado pelo governo que vira herói tem em Tiradentes o seu melhor precedente no Brasil. A entrada dele na história foi pior que a de Lamarca. Foi esquartejado, botaram sal no chão da casa em que morava e amaldiçoaram seus descendentes até a terceira geração. Hoje é Patrono Cívico do Brasil, com direito a feriado nacional. Mais dia, menos dia, a esquerda emplaca Lamarca.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?