11 de agosto de 2009

 

A máfia de branco explora doentes renais crônicos

O fotógrafo e documentarista André François lança hoje (11/08), em São Paulo, seu livro intitulado “Escolher e Viver”. É o resultado de uma viagem pelo Brasil pesquisando a situação de saúde de pessoas obrigadas a fazer hemodiálise. Ele documenta a qualidade de vida dos pacientes renais crônicos. É uma realidade cruel. Ele descobriu que existe um tratamento alternativo eficaz chamado diálise peritoneal, tão bom quanto a hemodiálise, “mas pouco aplicado porque não interessa às clínicas”. Trata-se de uma maquininha que o paciente usa em sua própria casa.

A descoberta da diálise peritoneal, rejeitada pelos empresários carniceiros das clínicas em busca de lucro, levou o documentarista a 16 pacientes em seis estados, inclusive à Bahia. As fotos são acompanhadas de textos escritos pela jornalista Maria Alzira. Ela conta a história, por exemplo, do microempresário baiano Diacízio Alves de Oliveira, 53 anos, que combina dois métodos de diálise peritoneal, enquanto aguarda por um transplante e leva uma vida praticamente normal. As informações estão na Folha.

Sem querer, querendo, as fotografias de André François denunciam a máfia de branco que não oferece liberdade de escolha para os pacientes renais crônicos.

Que país é este...

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?