9 de julho de 2009

 

Márcio Meirelles é duas vezes aplaudido de pé pelos verdadeiros gestores de cultura da Bahia

Deu no jornal A Tarde (09/07/2007) com a manchete: “Secult afinada com gestores”. Com texto assinado pela jornalista Daniela Castro, o jornal A Tarde afirma que “poucos momentos dignos de registros, além das palestras (...) no Seminário do Sistema Nacional de Cultura (...) realizado no Tropical Hotel da Bahia. Todos foram protagonizados pelo secretário de Cultura do Estado da Bahia, Márcio Meirelles, QUE FOI APLAUDIDO DE PÉ DUAS VEZES. A primeira, após a leitura de uma Moção de Apoio do Fórum de Dirigentes Municipais de Cultura. A segunda, após um caloroso discurso do ex-coordenador geral do Seminário, João Roberto Peixe (ex-secretário de Cultura de Pernambuco) ao afirmar que Meirelles promoveu UMA VERDADEIRA REVOLUÇÃO NA CULTURA DA BAHIA.

Foi uma resposta a alguns poucos e panfletários “artistas” que divulgaram um manifesto chamado “Cultura da Bahia na UTI” e causaram constrangimento ao governo no desfile do 2 de Julho. Pura politicagem.

Márcio Meirelles partiu para o ofensiva. “Estou sendo acusado de fazer política partidária com a Secretaria da Cultura. Aqui está a prova de que a orientação não é esta. Essa acusação não me cabe e nem a este governo”, se referindo às viúvas do passado que escreveram o texto “Cultura na UTI”.

“O problema – disse Márcio Meirelles – é que durante muito tempo o Estado estabeleceu um tipo de relacionamento com os artistas que não era política pública”. Logo em seguida deixou o Seminário para se encontrar com representantes da classe artística no Palácio da Aclamação.

Meirelles estava fazendo referência à nova política do governo da Bahia de liberar recursos para a cultura através de editais. Um exemplo: dia 8 de julho no “I Encontro da Rede de Pontos de Cultura da Bahia” oito novos editais foram lançados com um investimento total de R$ 24 milhões do programa federal “Mais Cultura”. No total, os investimentos do Mais Cultura na Bahia somam R$ 54 milhões.

Os editais de 2009 são para apoio a microprojetos culturais, modernização de bibliotecas comunitárias, pontinhos de cultura (Espaço Brincar) e cineclubes. Para 2010 estão previstos editais para pontos de leitura e agentes de leitura. A Bahia foi o primeiro estado a descentralizar a ação do programa por meio de edital realizado em 2008. Agora, o primeiro edital se refere a incentivos a pequenos grupos e produtores culturais e o semiárido baiano será contemplado com 265 projetos.

A cultura da Bahia não está na UTI. O que está na UTI é o mecenato estatal carlista que era praticado aqui. E quem recebia a grana toda era o pessoal que está reclamando nas ruas, fantasiados de médicos com máscaras na face.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?