6 de julho de 2009

 

Aninha Franco faz oposição ao governo e manipula até sindicato dos artistas

A diretora teatral baiana e dramaturga Aninha Franco tem muita influência. Depois de seu protesto durante o desfile do 2 de Julho, o governador Jaques Wagner e a primeira-dama Fátima Mendonça receberam representantes da “classe artística” no Palácio de Ondina. O secretário de Cultura Márcio Meirelles não participou do papo. Seria a mais pura perda de tempo.

Os representantes dos artistas, agora por meio do SATED (o sumido sindicato dos artistas) desfiaram um rosário de lamentações contra o secretário da Cultura e “repudiaram” a declaração do governador Jaques Wagner, segundo a qual os manifestantes que pediam a demissão do competente secretário eram “viúvas do passado”.

A nota emitida pelo Sindicato dos Artistas e Técnicos da Bahia (Sated) classificou como “tosca” a posição do governador, fruto de “uma visão confusa da cultura”. Wagner também é acusado de desconhecer o papel da categoria. “O governador, ao declarar este pensamento, revela uma visão confusa de cultura – porque não entende o papel da arte e de seus profissionais – e minimiza a insatisfação dos artistas com a atual gestão da Secretaria de Cultura”, descreve a nota. “A lógica empregada pelo governador é tosca”, completa.

Alguns profissionais de teatro, dança e música, fantasiados de médicos, com máscaras brancas sobre a boca, vaiaram a comitiva do governo no desfile do 2 de Julho e distribuíram panfletos contrários à política cultural do Estado.

Wagner declarou que parte das reclamações era justa, por conta de atrasos em pagamentos a artistas. Mas acrescentou: “Parte deve ser das viúvas do passado. Aí, sinto muito, vão continuar chorando”. Na ocasião, o secretário Meirelles atribuiu a organização dos protestos à desavença pessoal com a escritora Aninha Franco. Ela nega ter orquestrado o movimento, assim como os artistas.

Os manipulados representantes dos artistas não entendem nada de política. Pediam a demissão do secretário de Cultura Márcio Meirelles. Isso chega a ser burrice. Qualquer desinformado sabe que o governador Wagner nunca demitiria ninguém por notinha plantada em jornal, quanto mais pelos gritos histéricos no desfile do 2 de Julho.

Obviamente, eles não querem demissão de ninguém. O que eles fazem mesmo é oposição ao governo. Ainda não sei se pelo DEM, pelo PSDB ou pelo PPS. Mas vou ainda descobrir. É provável que seja pelo PMPP – Partido do Meu Pirão Primeiro.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?