10 de junho de 2009

 

Mídia quer negar liberdade da Petrobras ter seu próprio blog

Continua a esdrúxula campanha dos jornalões contra liberdade de imprensa para a Petrobras. Para a grande mídia liberdade de imprensa só vale para ela. O jornal Estado de S. Paulo de hoje (10/06/09) foi ouvir o presidente da Câmara Federal Michel, Temer (PMDB-SP). Para uns assuntos, os políticos são demonizados, mas, quando interessa são fontes fidedignas. O deputado Temer, claro, afirma que o blog da Petrobras “atrapalha a relação da estatal com a imprensa”.

Ora, o que atrapalha a relação com a imprensa é a campanha difamatória da mídia contra a Petrobras. Como presidente da Câmara, Michel temer fala o que interessa a ele. Pelo menos teve bom-senso para não opinar sobre a legalidade “dos métodos da estatal”. Tudo se insere no direito de liberdade de imprensa. A mídia tem liberdade de imprensa, a Petrobras também tem o mesmo direito. O nó sem laço de Temer foi dado na abertura da 4ª Conferência Legislativa sobre Liberdade de Imprensa, em Brasília.

Obviamente, o Diretor de Conteúdo do Grupo Estado, Ricardo Gandour, considerou um equívoco da Petrobras a criação do blog Fatos e Dados. Ele alimenta a ilusão da estatal rever a decisão. Seria uma lástima. A Petrobras quer ser transparente, quer informar através da imprensa e quer também informar através do blog, moderna ferramenta de comunicação usada por todas as empresas do Brasil e do mundo. Quem não tem um blog na Internet?

A choradeira da Associação Nacional de Jornais (ANJ) tem explicação. Com o blog, a Petrobras quebra o poder dos jornalões inventarem crises através da manipulação da informação, como vem ocorrendo. Os jornalões sempre fizeram chantagem contra governos e empresas estatais. A ameaça da ANJ de processar a Petrobras chega a ser risível. Como processar a estatal por querer ela informar o público?

O blog Fatos e Dados é uma forma direta e rápida de comunicação com a sociedade. É uma forma legítima de comunicação. Isso está sendo feito no mundo inteiro.

Como disse o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, o blog Fatos e Dados veio para ficar. Trata-se de um avanço na transparência e também de uma defesa contra matérias envenenadas, insinuadoras de irregularidades sem provas, bombardeios com denúncias infundadas, informações errôneas. Não se trata de confrontar a imprensa, trata-se do exercício da liberdade de imprensa pela Petrobras. Isso é democracia.

VISITE BLOG FATOS E DADOS

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?