13 de maio de 2009

 

Terra Magazine denuncia decreto obscuro do prefeito de Salvador

Com o título “Prefeitura de Salvador ameaça com desapropriações” a revista eletrônica Terra Magazine faz uma denúncia grave. O texto do jornalista Cláudio Leal afirma: “Um decreto obscuro da Prefeitura de Salvador assusta os moradores de uma das áreas mais belas da capital baiana. Sem consulta popular, o prefeito João Henrique Carneiro (PMDB) decretou a utilidade pública dos imóveis da Orla da Baía de Todos os Santos, à borda da Península de Itapagipe, na Cidade Baixa”.

A área de 324 mil metros quadrados inclui bens tombados pelo patrimônio histórico - como o Abrigo D. Pedro II e o Forte do Monte Serrat, palco da resistência aos holandeses em 1624 -, prédios abandonados, residências, lojas de varejo, antigas fábricas e casarões seculares. A desapropriação deve atingir os prédios fincados entre a tradicional Feira de São Joaquim e a Praia da Boa Viagem.

A investida contra a península de Itapagipe, que tem alguns dos pontos turísticos mais visitados da Bahia, causou espanto aos deputados federais Lídice da Matta (PSB) e Emiliano José (PT) pela estranha abrangência territorial. Ambos atentam para a obscuridade do ato de João Henrique Carneiro (PMDB).

O deputado Emiliano José, ex-vereador da capital, antevê "interesses desconhecidos de grande monta, que a Prefeitura estaria obrigada a revelar". Ele define o decreto como "uma grande improvisação, combinada com alto grau de irresponsabilidade".

O surpreendente é o prefeito desapropriou milhares de imóveis sem nada revelar, inaugurando uma era de insegurança patrimonial, de monstruosidade burocrática e de alta irresponsabilidade. Tudo numa só canetada.

COBERTURA TOTAL EM TERRA MAGAZINE

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?