14 de maio de 2009

 

Bancada federal da Bahia elege Lídice da Mata (PSB) como coordenadora

Em se tratando dos interesses do Estado, a bancada federal baiana tem dado um impressionante exemplo de união. É difícil acreditar porque a Bahia tem muito deputado federal obtuso.

A eleição da deputada federal Lídice da Mata (PSB) aconteceu na mesma reunião (quarta, 13) em que o secretário de Planejamento, Walter Pinheiro (PT), acertou com os parlamentares as prioridades nas emendas que serão apresentadas à Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO 2010) da União, que será votada antes de julho.

O secretário Walter Pinheiro (PT) justificou para a bancada a necessidade de se destinar emendas para 16 obras e em ações de infraestrutura, principalmente, portos, estradas, aeroportos, barragens e adutoras. O prazo para apresentação de emendas termina no próximo dia 22 de maio.

Entre os itens discutidos, tiveram destaque a implantação do Porto Sul em Ilhéus, o Aeroporto de Ilhéus, a construção de adutoras no Aqüífero de Tucano, a barragem de Pedra Branca, em Itaguaçu, a adutora do São Francisco a Mirorós e construção e recuperação das estradas baianas. Segundo Pinheiro, "é preciso criar um ambiente de interligação entre as estradas em todo o estado, integrando a malha rodoviária às ferrovias, inclusive a ferrovia da integração oeste-leste, e o próprio Porto Sul".

A bancada federal da Bahia tem direito a cinco emendas na LDO, porém cada um dos parlamentares tem direito a 16 emendas. No orçamento, que é votado no fim do ano, a bancada tem direito a 21 emendas fora as emendas individuais.

Assim, o secretário listou as seguintes obras que devem ser reforçadas pelos parlamentares seja nas emendas da bancada ou nas individuais:

Implantação do Porto Sul, em Ilhéus;
Implantação do Aeroporto de Ilhéus;
Construção de Adutora no Aqüífero Tucano;
Construção da Barragem de Pedra Branca em Itaguaçu;
Construção da Adutora do São Francisco a Mororós;
Construção da BR-242 - Trecho de Luiz Eduardo Magalhães à divisa com Tocantins;
Construção da BR-020 - Trecho Barreiras à divida do Piauí;
Construção da BR-330 - Trecho divida do Piauí a Seabra;
Construção da BR-030 - Trecho porto de Campinhos a Cocos;
Construção da BR-251 - Trecho Coruripe ao Entroncamento da BR-415;
Duplicação da BR-415 - Trecho Itabuna a Ilhéus;
Construção da BR-235 - Trecho Divisa do Sergipe a Campo Alegre de Lourdes;
Construção da BR-324 - Trecho de Sento Sé a Jacobina;
Construção da BR-122 - Trecho de Juazeiro a Seabra;
Construção da BR-242 - Trecho Entroncamento BR-116 - Paraguaçu/Ponte do Funil em Itaparica
Construção da BR-418 - Trecho Caravelas à divisa de Minas Gerais.

E viva a Bahia

Comments:
Caro Oldack,
Quero cumprimentar o companheiro pelo Blog, do qual sou leitor assíduo, destacando a sua importância para a esquerda baiana.
Aproveito a oportunidade para lamentar profundamente, o fato de a região nordeste do estado, especialmente a região do sertão de Paulo Afonso, não ter sido contemplada em nenhuma das emendas propostas, continuando assim como no tempo de ACM a ser tratada com indiferença e desrespeito.
 
Engraçado que li a lista das obras e mais uma vez não vi uma única obra para a região nordeste da Bahia. Espero que possamos dar com a mesma moeda na hora de votar nestes deputados. E pensar que sempre votei na esquerda. Somos os mais carentes e também os mais esquecidos. Vou fazer campanha para a direita, pelo menos são pilantras declarados e não dissimulados.
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?