14 de março de 2009

 

Venezuela inspirou criação dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia

O governador Jaques Wagner (PT) está em Caracas. De sua agenda com o presidente Hugo Chávez faz parte o projeto Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia – Neojibá, inspirado no Sistema Nacional de Orquestras e Coros Juvenis e Infantis da Venezuela, lançado na Bahia em 2007 pelo Secretário de Cultura Márcio Meirelles.

Coordenado pelo Gestor Artístico da Orquestra Sinfônica da Bahia, Ricardo Castro, o Neojibá tem o objetivo de tornar a prática orquestral uma atividade fundamental na formação da cidadania, contribuindo na construção ética e cultural das crianças e dos jovens dos bairros populares da Bahia.

O que irá propor o governador Wagner a Hugo Chávez? Ele não anunciou. O Neojibá já vem colhendo excelentes frutos. É uma grande vitória do secretário da Cultura. Quando”formadores de opinião” servem de correia de transmissão para a choradeira da elite branca baiana eles se esquecem das realizações da Secult.

O primeiro núcleo do Neojibá deu origem à Orquestra Sinfônica Juvenil “2 de Julho”, com mais de 80 integrantes de 12 a 25 anos. Os jovens já realizaram diversas apresentações públicas, na sala principal do TCA, na Câmara dos Vereadores, Faculdade de Direito, Pelourinho, Alagoinhas, Costa do Sauípe, Camaçari, entre outros. Além de Ricardo Castro, eles já atuaram sob a regência dos venezuelanos Manuel Lopes, Paul Rodrigues e Carlos Izcaray, enviados pelo Fesnojiv.

O primeiro núcleo foi formado por instrumentistas de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, oboé, clarineta, fagote, trompa, trompete, trombone, tuba e percussão. Desde seu primeiro dia de atividade musical, o Neojibá procura o desenvolvimento social e urbano, oferecendo às crianças noções de responsabilidade, trabalho, respeito e cidadania.

Agora, a meta é expandir os trabalhos com a criação de núcleos de orquestras, reunindo crianças a partir de oito anos de idade, sem nenhum conhecimento musical. No início de 2008 foi realizada uma inscrição para mapear as crianças e jovens de Salvador interessadas em aprender um instrumento de orquestra. Em pouco tempo, o projeto recebeu 530 inscritos.

Daí pode surgir uma novíssima geração de músicos baianos.

A Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) de forma pioneira tem encaminhado seu imposto de renda, através da Lei Rouanet, para o Projeto Neojibá. Não é uma ajuda milionária, mas é uma ajuda. O pessoal da Desenbahia acompanha de perto o desenvolvimento das orquestras juvenis. Eu sou macaco de auditório da meninada.

Quem sabe Jaques Wagner traga de Caracas um reforço para Márcio Meirelles...

Comments:
forma pioneira tem encaminhado seu imposto de renda,

PARABENS!!!
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?