8 de março de 2009

 

Manifestação em Brasília defende legalização do aborto

Deu na Agência Brasil. Representantes de entidades feministas aproveitaram o Dia Internacional da Mulher para defender a legalização do aborto em um ato público realizado hoje (8) no Parque da Cidade, em Brasília. Com faixas, música e dança e distribuição de panfletos, o grupo de cerca de 20 mulheres defendeu o legítimo “direito de escolha”.

As faixas traziam frases como “Maternidade não é obrigação, é opção” e reivindicações de melhoria no atendimento às mulheres nos serviços públicos de saúde.

“Hoje temos um processo de criminalização das mulheres que praticam aborto e das mulheres que ajudam as outras mulheres que necessitem praticar aborto, mesmo nos casos de aborto legal. Isso foi sacralizado na semana passada na voz do bispo que excomungou a equipe médica que realizou um aborto”, afirmou a representante da Marcha Mundial das Mulheres, Isabel Freitas.

Isabel se referia ao arcebispo de Olinda e Recife, dom José Cardoso Sobrinho, que excomungou a mãe e os médicos que fizeram aborto em uma menina de 9 anos, grávida de gêmeos, depois de estuprada pelo padastro psicopata. O caso ocorreu no interior de Pernambuco. Pior ainda. O estuprador não foi “excomungado”.

Um grupo de teatro da organização não-governamental Instituto Arcana de Arte e Desenvolvimento Humano animou a manifestação ao som de músicas populares. Também houve distribuição de preservativos masculinos e femininos.

Além de protestar contra a criminalização do aborto, o ato público lembrou reivindicações femininas como a garantia de direitos no trabalho, mais recursos para políticas para as mulheres e o fim da violência doméstica.

“Esse dia não pode virar uma data de fazer festa e homenagens em vão. Não é um dia de propaganda, de venda de roupas, de cosméticos. É dia de denunciar o que está acontecendo com as mulheres desse país. E no Brasil as conquistas são muito lentas”, avaliou Isabel.

Na Esplanada dos Ministérios, a programação para comemorar o Dia Internacional da Mulher incluiu prestação de serviços, aulas de artesanato, orientação médica e atividades culturais. Até o meio da tarde, mais de 3 mil pessoas estavam no local para a festa que será encerrada com apresentação do cantor Fábio Júnior.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?