6 de março de 2009

 

É a vez de uma mulher na Presidência da República?

Silbene Santana de Oliveira é assistente Social e dirigente nacional do PT. Ela responde à pergunta que está na boca do povo: será Dilma Rousseff a candidata do PT à presidência da República?

As mulheres brasileiras já enfrentaram a invisibilidade e a submissão.É hora delas encararem o protagonismo como sujeito político. As mulheres são 50% do eleitorado e não conseguiram ainda ultrapassar os tímidos índices de candidatas a cargos eletivos.Surge então a grande oportunidade de eleger uma mulher presidente.

“Mas afinal, quem é esta mulher? Dilma Vana Linhares Rousseff, 62 anos, divorciada e mãe de uma filha. Graduada em Ciências Econômicas, Mestre em Ciências Econômicas, Doutora em Ciências Sociais na Área da Teoria Monetária e Financeira. Foi presa e torturada pelos órgãos públicos de repressão na ditadura (1970-1973).

Juntamente com Leonel Brizola fundou o Partido Democrático Trabalhista (PDT). Foi Secretária de Minas e Energia por dois mandatos no governo do Estado do Rio Grande do Sul. No final de 1999 filiou-se ao Partido dos Trabalhadores.

Dilma integra o Governo Lula desde a primeira gestão. De 2003 à 2005, foi Ministra de Minas e Energia. Atualmente exerce o cargo de ministra-chefe da Casa Civil – foi a primeira mulher a ser nomeada para tão importante cargo. E é gerente de um dos principais programas do Governo Federal, cujo objetivo central é fomentar o crescimento econômico do Brasil. Trata-se do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). (...) seu currículo a credencia para exercer a presidência”.

(...) “Nunca antes na história do país estivemos tão perto de ter uma mulher na Presidência da República. É chegada a hora, e como já dizia aquela música: “... Quem sabe faz a hora, não espera acontecer.”

LEIA NA ÍNTEGRA

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?