23 de março de 2009

 

Datafolha na Bahia mostra Wagner em primeiro lugar, e Geddel não passa do quarto

Deu na Folha de S. Paulo (23). A pesquisa Datafolha mostrou o governador Wagner (PT) em primeiro lugar na preferência do eleitorado, com uma folgada liderança entre 36% e 38% na sondagem estimulada. Wagner também lidera com 24% na pesquisa espontânea. A manchete da Folha na página A6 é bem objetiva: “Wagner está em 1º lugar na Bahia; Geddel não passa do 4º lugar”. É engraçado, porque em todos os cenários o segundo lugar é um nome do DEM, Paulo Souto. Em terceiro lugar vem o senador César Borges (DEM) e só então vem Geddel em quarto lugar com 7% e 8%. Não é um bom começo para o tamanho da arrogância do PMDB.

A explicação para a baixa colocação de Geddel Vieira Lima dada pelo diretor do Datafolha, Mauro Paulino, é muito estranha. Para ele, o líder do PMDB, deputado federal votadíssimo, ministro da Integração, ainda seria “desconhecido” do eleitorado. O Datafolha pode procurar outra explicação. Geddel é conhecidíssimo do eleitorado baiano, em todos os municípios. A razão da rejeição pode ser outra: que tal falta de confiança? Antipatia? Arrogância?

O QUE A FOLHA DISSE – “Cotado a vice em uma eventual chapa presidencial encabeçada pela chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB), aparece apenas em quarto lugar na intenção de voto dos eleitores da Bahia para o governo do Estado, a pouco mais de um ano e meio das eleições.

Quatro cenários projetados pelo Datafolha com oito possíveis candidatos ao governo indicam liderança folgada do atual governador baiano, Jaques Wagner (PT). Ele oscila entre 36% e 38% das intenções de voto na pesquisa estimulada. Na espontânea - sem a apresentação de nomes -, também mantém a dianteira, com 24%.

Geddel aparece em 2 dos 4 cenários. Em um deles, com a presença dos ex-governadores Paulo Souto (DEM) e César Borges (PR), tem 7%. No outro, em que Souto é substituído pelo deputado federal Antonio Carlos Magalhães Neto (DEM), fica com 8%. Nos dois casos, ele aparece tecnicamente empatado com o radialista Raimundo Varela (PRB).
O diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, diz acreditar que, caso Geddel se candidate de fato ao governo da Bahia, a intenção de voto deve aumentar. Geddel nunca disputou cargos majoritários.

"Acredito que seja desconhecimento da população, que pode ser revertido a partir do momento em que começar a campanha. Muitas vezes as articulações de bastidores não atingem os eleitores", diz Paulino, em referência ao cenário das eleições municipais de Salvador, em outubro, quando o candidato de Geddel venceu o apadrinhado de Wagner.

DEM - O segundo lugar nas pesquisas é disputado entre os dois principais nomes do DEM baiano, ACM Neto e Paulo Souto. O partido vem sendo considerado cambaleante no Estado após três fatos: a morte do senador Antonio Carlos Magalhães, a perda da hegemonia no governo para o PT e a derrota de ACM Neto na disputa pela Prefeitura de Salvador no ano passado, quando não chegou ao segundo turno.

Quando confrontados, nos cenários, com o senador César Borges, ambos se saem melhor. ACM Neto fica com 17% nos dois cenários em que é citado. Em um deles, Borges tem 14%. Em outro, com Geddel Vieira Lima, o senador fica com 12%.

Quando o possível candidato é Paulo Souto, a diferença chega a ser de nove pontos percentuais (19% x 10%) quando Geddel é incluído na disputa. Sem o ministro, a diferença cai para quatro pontos (18% x 14%).

O Datafolha entrevistou 991 pessoas em 36 municípios baianos, entre os dias 16 e 19 deste mês. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?