18 de março de 2009

 

Bahia de luto pela morte do sociólogo Gey Espinheira

O sociólogo Gey Espinheira morreu nesta terça (17), aos 62 anos, no Hospital da Bahia, onde estava internado há dez dias. A causa da morte, ocorrida às 22h, foi câncer de esôfago. O corpo será sepultado hoje, quarta-feira, 18, às 17 horas, no Cemitério Jardim da Saudade.

Gey Espinheira, cujo nome completo era Carlos Geraldo D'Andrea Espinheira, nasceu em Poções (BA). Ele era graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1970), mestre pela Universidade Federal da Bahia (1975) e doutor em sociologia pela Universidade de São Paulo (1997). Também era pesquisador do Centro de Recursos Humanos e professor adjunto da Ufba.

Gey Espinheira atuava na área dos Direitos Humanos, violência, democracia, cidadania e educação. Comandava o Grupo de Pesquisa “Cultura, Cidade e Democracia”. Era autor de livros importantes: “Os limites do indivíduo:mal-estar na racionalidade, os limites do indivíduo na Medicina e da religião”. Ganhou prêmio com o romance “Relógio da Torre”.

Pela Edufba publicou “ “Metodologia e Prática do Trabalho em Comunidade” e “Sociedade do Medo”. Foi criador do Fórum Comunitário de Combate à Violência e consultor do Projeto Axé.

A cultura da Bahia fica mais pobre sem Gey Espinheira.

Comments:
Este homem foi imprescindivel, no investimento de sua rica cultura, a qual trouxe contribuições fundamentais, para o desenvolvimento da sociedade baiana e brasileira.
 
Saudades, mas seu legado fica trazendo muitas contribuições, para O desenvolvimento e crescimento da nossa sociedade!..


Obrigada!
 
Tive a felicidade de conhecer esse GRANDE PROFESSOR! Hoje escrevo com pesar pela perda humana e por ter um processo de conheciemtno interrompido mas grata por ter aprendido coisas q nem mesmo ele sabe q me ensinou!
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?