13 de março de 2009

 

AÇÃO PÚBLICA CONTRA PROGRAMA "SE LIGA BOCÃO"


A jornalista Márcia Guena se rebela contra o programa da TV Itapoan da Bahia.


Não é possível que a sociedade organizada permita que o programa "Se liga bocão", exibido pela TV Itapoan da Bahia, vá ao ar. Hoje, 10 de março de 2009, foram exibidas cenas de tortura. Um jovem era queimado com uma faca quente, enquanto o apresentador, Zé Eduardo, dizia que aquilo serviria de exemplo para aqueles que usam droga ou não respeitam os pais. uma ação pública contra o programa "Se liga bocão", assinada por pessoas e entidades de direitos humanos.

Não é possível que se chame isso de Jornalismo, quando a essa profissão cabe a defesa dos direitos, das leis, e do público. A imprensa não pode agir acima das leis nacionais e internacionais.

A tortura é um crime, rechaçado por tratados internacionais assinados por quase todos os países do mundo.

Recentemente o presidente dos Estados Unidos, Barack Hussein Obama,
reconheceu os crimes de tortura, entre outros, cometidos na prisão de
Guantánamo, em Cuba, uma base avançada dos Estados Unidos e decretou o
seu fim, o que acontecerá dentro de um ano. Os Estados Unidos que já
foram o grande mentor e exportador de técnicas de tortura para todo o
continente americano hoje reconhece a desumanidade desse ato.

Não é possível permitir a violação constante aos direitos humanos praticada
pelo programa "Se liga bocão".

Os presidiários e todos aqueles que cometeram qualquer crime são tratados como bichos que devem ser exterminados. O apresentador faz uma apologia à pena de morte. Deve-se lembrar que o Brasil não permite, em suas leis, a pena capital. Mais uma vez ele opera acima da lei. Só não opera acima da "lei" da prática policial cotidiana: o extermínio de negros pobres, sem julgamento. Zé Eduardo emite sons de tiros, todos
endereçados a essas pessoas.

E quem são essas pessoas? No caso de Salvador, trata-se de jovens negros, pobres, moradores das periferias que cometeram algum ato tipificado como criminoso, ou simplesmente jovens negros que perambulam sem trabalho e sem formação pelas periferias. Racista, racista, racista até o último minuto.

Não é possível construir um estado sem lei na mídia, um estado que passa por
cima de todos os direitos conquistados ao longo dos últimos 50 anos. Um
programa racista, xenófobo, homofóbico... Temos que lembrar de todos os que
morreram pelas pequenas garantias que temos hoje antes de ligar a televisão
e grudar o olho um minuto sequer diante desse programa.

Márcia Guena
marciaguena@gmail.com

Comments:
q blog pífio,
não é a toa que ninguém posta sequer um comentário, nestas cópias ridículas.
Você é um alienado, idiota, baba ovo dos corruPTos.
gente como vc contribuíram para a Bahia regredir 20 anos no tempo
com o (des)governo petralha de wagner.
 
por muito menos que escrevi - não ofendi ninguém, ao contrário do comentário acima, apenas mostrei fatos comprovados e fiz meu julgamento (sempre pautado pelo respeito)..
por muito, muito menos, nao tive os meus comentários publicados. e olha que posso discordar de muito que vc escrevo, mas temos nossas convergências.

depois da censura, prometo não mais entrar neste site e perder meu tempo lendo tanta besteira.

ao censurar, vc não se diferencia em nada de um jornalista do correio da bahia. você é prepotente e tem ojeriza a opinião contrária. é o sangue autoritário petista.

pois bem... até NUNCA!
 
e pode continuar falando mal do jarbas vasconcellos...
suponho que coisa boa é newton cardoso, josé sarney, jader barbalho, romero jucá.
isso sim é companheiro, né?

talvez por isso vc seja "campeão de audiência". (sarcasmo, viu?!!)
 
os correios da bahia contratou um fraudulenta que ate hoje nao pagou os serviços prestados, diz os agentes dos correios que nao tem dinheiro. gostaria que nos ajudasse a divulgar esse descaso e se tiver algum politico honesto na bahia, que procure investigar tal currupçao dos correios
 
O artigo 19 da Declaração dos Direitos do Homem (proclamada em 10de dezembro de 1948) diz: "Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras". Se pensarmos assim, logicamente haverá uma provocação: todos têm o direito a seu espaço em um canal de televisão, certo?! Eu respondo: certo. Dentro desta certeza, farei outra pergunta: é correto termo um programa que em pleno horário de almoço mostrar cenas de tortura, assassinatos e pessoas mortas a tiros? Aos meus olhos esse tipo de jornalismo é de extremo mau gosto! Vai contra a tudo que é ensinado nas faculdades de qualquer lugar do país, e principalmente ao código de ética do jornalismo.

O apresentador do programa “Se Liga Bocão”, é adepto a filosofia que “não existe ética do jornalismo” (também pudera, acredito que ele nem sabe o que seria isso). Diante disso, ele começou a caminhar por trilhas que denigre a imagem do jornalista. Mas aí surge uma nova pergunta: mas não função do jornalista não é informar algo que seja de interesse público? Respondo: sim. Mas do que vale informar se, esta informação é para se auto– promover?! Para o código de ética, este ato é repugnado diante do uso da informação como moeda de troca.

Não muito longe, temos uma “cria” desse “bocão”. O programa “Na mira”, que possui como apresentador Uziel Bueno (ex- repórter do Se Liga Bocão, na época que o programa era exibido pela TV Aratu), não fica atrás. Além de ser apresentado por um apresentador de péssima qualidade (porque ele não é nada daquilo do que mostrar em frente às câmeras) e para conquistar a audiência do programa rival da outra emissora, apresenta ao seu telespectador tudo aquilo que é terrível aos olhos do ser humano: um corpo de um menino caído em uma rua de barro, onde supostamente, tinha sido morto em alguns minutos antes por traficantes, pois ele devia aos mesmos. Ou seja, além de não apurar nada, eles mexeram na cena do crime, comprometendo toda a investigação da polícia. E o pior: as pessoas assistem, como se a desgraça alheia fosse algo super natural– excitando a violência– o que vai contra ao código de ética.

Não precisa ser jornalista para saber que as imagens mostras todos os dias em ambos os programas ferem a imagem do cidadão que trabalha, ganha pouco, mas tem orgulho de ser honesto e digno. No artigo 17, parágrafo 5º deixa bem claro que em momento algum o jornalista pode expor uma pessoa ameaçada, exploradas ou sob risco de vida. Será esse o jornalista que queremos ver todos os dias em nossas casas. Eu digo: não, eu não quero ver isso. Além de ser jornalisticamente ANTIÉTICO, é totalmente contrário a Declaração dos Direitos Humanos. A sociedade civil e a classe jornalística deves se unir para tirar programas como “Se Liga Bocão” e “Na Mira” do ar. Só assim seremos respeitados, como cidadãos, e teremos essa profissão tão nobre e tão bonita também respeitada.
 
Denuncias



Vereadores da oposição denunciam indícios de fraude em licitações da Prefeitura Municipal de Sitio do quinto.
Descrevem que a Prefeitura contrata empresas fantasmas para prestarem serviços ao município, os vereadores não acreditaram no que viram, pois, as empresas fantasmas no papel têm localização na mesma Avenida Antonio Marques. Uma das empresas é s/n, a outra que é caracterizada como filial tem o numero 517.
As denúncias já foram encaminhadas ao: Ministério Público da Comarca de Jeremoabo, ao Tribunal de Contas da União, ao Tribunal de Contas dos Municípios e a Corregedoria Geral da República.
Os vereadores e o povo de Sitio do Quinto aguardam esclarecimento por parte do Prefeito o Sr. Cleigivaldo Carvalho Santa Rosa e estão a disposição da Jeremoabo FM para prestar explicações conforme manifestação do Executivo.
Observa-se que o prefeito atual, Cleigivaldo Carvalho Santa Rosa Segue o mesmo caminho do prefeito anterior, pois pratica o mesmo crime rasgando o dinheiro público uma vez que essas empresas têm como proprietário, primo de prefeito e outra comandada por Secretário e Diretor de Setor da Administração.
 
Faça sua Denúncia em:
www.eticanatv.org.br

Você sabia que as emissoras de televisão são uma concessão pública do Estado? E você sabia que você pode exigir uma programação de qualidade e que respeite os direitos humanos?

Se você não concorda com a programação televisiva, acha que certos programas são
abusivos e ferem os seus direitos de cidadão, faça a sua denúncia. É rápido, fácil e ela será analisada e se pertinente, será encaminhada ao Ministério Público Federal.

Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados
Sala 185-A - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL - 70139-970
E-mail: eticanatv@camara.gov.br

FAÇA SUA DENÚNCIA
OU LIGUE
0800.619.619
A ligação é gratuita
 
Mais uma denuncia que fiz contra toda a Programação da Tv apocaliptica, a tv do fim do mundo Rede Record na Bahia, a denuncia foi feita no Site:

www.eticanatv.org.br

Programa Denunciado: Todos o s programas da Tv Itapoan afiliada da Rede Record na bahia
Exibido às: 07:00
Quero denunciar toda a programação da Tv Itapoan afiliada da Rede Record na Bahia.

Em todos os telejonais em qualquer horario que for 80% das noticias exibem apenas violencia brutal e gratuita, como: assassinatos, trafico de drogas, estupros, pedofilia, acidentes, gente queimada, crianças assassinadas e ou estrupradas e tudo que esteja dentro da escala de violencia brutal.
Limitando assim as noticias mais importantes e realmente informativas para nòs telespectadores.
Resalto que, por a Rede Record ser um grupo administrado por uma igreja evangelica eles não veiculam noticias policias relacionadas a seus pastores ou membros da ingreja universal, privando os telespectadores da verdade.
A Rede Record sempre com ar de "perseguição" exibe incansavelmente noticias relacionadas a pedofilia que tem sempre os padres da igreja catolica como "pedofilos".
Na Bahia por exemplo, existe uma festa popular tradicional chamada: "Lavagem do Bonfim" a cidade para no dia dessa festa, que se dá acontece apenas 1 (uma) vez por ano, sempre na 2ª quinta feira do ano. Todas as emissoas locais ,nacionais e até e algumas internacionais veiculam essa festa em seus noticiarios, mas, a Tv Itapoan Rede Record não veicula por ser contra o candomblé, por ser uma festa catolica e com participação dos adeptos do Candomblé (Lembro que a a Rede Record odeia e persegue os que crêem no Candomblé, veja o programa "fala que eu te escuto" antes os "pastores" apresentadores diziam que o candomblé era coisa do diabo, até que um processo de alto valor financeiro os fez para a persegição contra os religiosos do Candomblé, que diga-se de passagem, são pessoas descente sim.), as mulheres vestidas de Baianas (roupas tipicas do candomblé) e que na tradição fazem a lavagem das escadarias da igreja do Sr. do Bonfim.
Casos de pedofilia e falcatruas que envolvem pastores da igreja universal do reino de deus (são muitos), tambem não são noticiadas por essa emissora, pois seu dono todos sabemos que é o "pastor" (peçonhento) Edir macedo, tambem fundador e dono da igreja universal do reino de Deus.
Então gostaria de saber se não existe uma lei que proiba que instituições religiosas possam comprar ou ganhar concessão "publica" de emissoras de tv, pois a Rede Record limita suas noticias a somente violencia gratuida ou o que lhes convem e que lhes tragam gordos lucros, privando os telespectadores de saber das noticias reais, com imparcialidade.
O governo deveria rever a concessão da Rede Record, pois ela não é imparcial, apenas mostra o que lhes convem e com foco para a violencia gratuita, tentando dessa forma convencer as pessoas de que a violencia existe é normal e faz parte das nossas vidas, levando com isso medo e panico as pessoas, e com o as pessoas em panico, eles as induzem para a irem a uma igreja Universal do reino de Deus onde lá, serão salvas, e na igreja universal todos nos ja sabemos o que acontece, obrigação de contribuição em dinheiro para que "Deus" os salve da violencia que a tv Record insiste em mostrar que existe e que podemos ser vitimas dela e que somente a igreja universal e seus pastores as salvará.
Pra finalizar eu acho que a Rede record deveria sair definitivamente, ou então reaver a conceção para uma empresa séria que realmente tenha isenção nas noticias e que respeite a democracia e a constituição desse pais.
Espero que nosso país um dia acorde.
por: Claudia fenandez, Bahia.
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?