10 de fevereiro de 2009

 

Revista reconhece “chuva de investimentos no Brasil”

Finalmente uma revista semanal admitiu os indicadores econômicos positivos do Brasil. A revista ISTOÉ Dinheiro, no Editorial intitulado “Chuva de investimentos no Brasil”, naquela edição que dá Ricardo Mansur na capa (Mansur é aquele que faliu a Mesbla e a Mappin dando um rombo de bilhões na praça), ressaltou que “passou quase despercebido no noticiário o retumbante desempenho de um dos principais indicadores econômicos do Brasil”.

A revista estava se referindo ao comunicado do Banco Central informando que o “investimento estrangeiro no país, em 2008, bateu um recorde histórico, atingindo US$ 45,060 bilhões, apesar da onda de pessimismo gerada pela crise internacional”

O Editorial da ISTOÉ é assinado pelodiretor Carlos José Marques Seguem alguns destaques. Os intertítulos são deste blog.

UMA CHUVA DE DÓLARES
“Foi o melhor resultado dos últimos 60 anos. Desde 1947, quando o BC passou a contabilizar as inversões, nunca o valor havia chegado nem perto dessa cifra. Agora observe que curioso: enquanto as principais praças internacionais assistem ao estrangulamento de recursos, o Brasil experimenta uma chuva de dólares.

A leitura imediata desse movimento é que o investidor estrangeiro, a despeito do baque das finanças globais - ou, talvez, até em virtude dele -, está acreditando no Brasil como um dos principais portos seguros. Mesmo em dezembro, quando se imaginava um impacto negativo no desempenho, o volume de investimentos alcançou US$ 8,1 bilhões, segundo maior valor mensal de toda a série histórica do BC”.

FUNDAMENTOS SÓLIDOS
“A explicação para uma entrada tão vigorosa desses capitais pode ser encontrada no relatório da OCDE, divulgado semanas antes, apontando que os fundamentos da economia brasileira estão entre os mais sólidos e que este mercado deve se converter em um dos mais promissores do planeta.

Tudo indica que lá fora os senhores do capital estão enxergando muito além das previsões apocalípticas dos analistas internos.

O diretor do BC, Altamir Lopes, diz que os investidores têm uma visão de longo prazo da economia e que a credibilidade deles neste mercado está disseminada por vários setores”.

É PARA COMEMORAR
“Da agricultura à siderurgia, da extração mineral aos serviços, várias áreas têm sido alvo dessas transações, seja de investimentos na produção, seja por meio de aquisições de empresas nacionais.

O volume contrapõe-se à saída de recursos via remessa de lucros e dividendos das empresas e ao enxugamento de aplicações externas na bolsa e em títulos públicos. Na conta de chegada o saldo líquido positivo dá um banho, com excelentes reflexos em toda a economia. É para comemorar”.

NOTA DO BAHIA DE FATO – O Editorial é muito bom. O texto chega a cutucar a mídia nacional, que praticamente sonegou a informação, quando afirma que os capitalistas estrangeiros estão enxergando mais que os “analistas internos”. Leia-se: analistas internos da mídia.

Gostei da revista ISTOÉ, apesar de anunciar que Ricardo Mansur está de volta. Quem vai comprar uma geladeira na mão de quem faliu a Mesbla e o Mappin? Também nas matérias dos fóruns mundiais a revista escorrega. Obama não quis se misturar aos fracassados de Davos e enviou uma simples assessora. Já o presidente Lula mereceu censura por comparecer, segundo a revista “no Fórum errado”. Uau. Obama caiu na real e não se sujou comparecendo ao Fórum dos Fracassados, mas o presidente Lula deveria? Mas tem cada analista interno...

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?