28 de janeiro de 2009

 

Papa nomeia novo bispo para Bom Jesus da Lapa

Segundo a agência EFE, o Papa Bento XVI acaba de nomear o novo bispo para a Diocese de Bom Jesus da Lapa, na Bahia. O padre José Valmor César Teixeira, 56 anos, nascido em Rio do Sul (SC) e ordenado em 1979, que já desempenhou vários cargos na Diocese de Porto Alegre, vai substituir dom Francisco Batistela.

Tô rezando para que o novo bispo não seja da turma da greve de fome “em defesa das águas do São Francisco”.

LEIA MAIS

O catarinense Padre José Valmor César Teixeira, natural de Rio do Sul, foi nomeado bispo de Bom Jesus da Lapa (BA). Nascido em 1º de março de 1953, Padre José Valmor fez seus estudos fundamentais no Colégio Dom Bosco de sua cidade natal e o Ensino Médio no Colégio Salesiano São Paulo, em Ascurra (SC). Sua primeira profissão religiosa aconteceu em 31 de janeiro de 1971, professando perpetuamente na Congregação dos Salesianos de dom Bosco, em 31 de janeiro de 1977.

Estudou Filosofia e Estudos Sociais entre os anos de 1971 e 1973 na Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras de Lorena (SP) e Teologia de 1976 a 1979 no Studium Theologicum (PUC) de Curitiba (PR). Em Porto Alegre (RS) Padre Valmor se especializou em Educação Pela Pontifícia Universidade Católica de 1984 a 1985, e fez Mestrado em História da Igreja, de 1985 a 1987 na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Em 1980, ele assumiu os estudos do Seminário Salesiano de Filosofia em Santa Rosa (RS). Foi ecônomo do Seminário e encarregado dos estudos e professor universitário de 1981 a 1984. Eleito conselheiro inspecional da Inspetoria Salesiana São Pio X no ano seguinte, no mês de setembro ele viajou a Roma para cursar História Eclesiástica na Pontifícia Universidade Gregoriana.

Na década de 1990, Padre José Valmor foi diretor do Instituto Salesiano de Assistência Social, em Curitiba (PR) e professor de História da Igreja na Faculdade de Teologia (Studium Theologicum, além de ser membro do Conselho Inspetorial. Eleito pelos irmãos, em 1996 ele participou do 24º capítulo geral da congregação dos salesianos de dom Bosco, em Roma. Em outubro de 2008 foi nomeado diretor da Casa Salesiana de Viamão (RS).

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?