29 de janeiro de 2009

 

Orquestra Sinfônica engrandece cultura da Bahia

Soube que Samuel Celestino voltou a falar (mal) da Secretaria da Cultura. Acho que ele não simpatiza muito com o dinâmico e vitorioso Secretário de Cultura, Márcio Meirelles. Sábado, domingo, segunda, terça, quarta e quinta. Em todos estes dias Samuel Celestino ocupou espaço em sua prestigiada coluna do jornal A Tarde para sentar a pua na inovadora gestão da cultura.

Aí percebi que este blog Bahia de Fato também vem falando muito de Márcio Meirelles. Antes que digam que eu tenho TOC (Transtorno Obsessivo compulsivo) vou encerrar este assunto. Mas, não sem antes comentar o balanço de 2008 da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA). Márcio Meirelles realmente foi muito feliz ao escolher o pianista internacional Ricardo Castro como Gestor Artístico da OSBA.

2008 revelou uma temporada vitoriosa de belos concertos. Merecem destaque as programações dos “Concertos Sinfônicos” e dos concertos da “Série TCA Ano XIII”. Entretanto, as maiores novidades ficaram por conta da “Série Mozart nas igrejas”, com seis concertos gratuitos, dos “Concertos Didáticos”, das “Palestras Concertantes” e dos “Concertos Itinerantes” que levaram a música clássica para a Cidade do Saber, em Camaçari e para outros quatro municípios do interior. Nunca se viu isso na Bahia.

Também merece destaque o pioneiro Projeto Neojibá, um programa de capacitação de jovens músicos de orquestra, numa experiência incrível de pedagogia musical contínua e inclusão social. Fiquei sabendo que a OSBA contratou mais 14 músicos. Hoje, são 69 músicos em atividade. A meta para 2009 é preencher todas as vagas e fazer da OSBA uma das grandes formações musicais do país. Vale registrar a criação da Associação de Músicos e Amigos da OSBA, que inseriu a orquestra no seio da sociedade.

Em março fui ouvir o Concerto Especial com o regente inglês Christopher Warren-Green. Grandes nomes marcaram a temporada. Beethoven, Brahms e Mozart foram executados por importantes pianistas brasileiros como Ricardo Castro, Arnaldo Cohen e Cristina Ortiz. Em agosto, sob a regência do maestro japonês Boyko Stoianov, o TCA ouviu a peça “Mutação de trágica visão” de Yutaka Makino. Em outubro, na Igreja da Conceição da Praia os solistas Giulietta Koch e Ricardo Castro (ao piano) executaram Mozart. Em dezembro, no Especial de Natal, uma homenagem ao músico baiano Elomar. Ao todo, 44 apresentações da Orquestra Sinfônica da Bahia.

A Secretaria da Cultura devia enviar um exemplar do Balanço 2008 para Samuel Celestino. Quem sabe ele daria o “outro lado” da notícia?

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?