13 de janeiro de 2009

 

Gaza e os crimes de guerra de Israel

Quando o presidente Lula afirmou, em dezembro de 2008, que a crise no Oriente Médio demonstrava falta de coragem da ONU por conviver com suas resoluções sabotadas pelos Estados Unidos, setores da imprensa nativa acusaram o governo brasileiro de assumir um viés claramente antiamericano. Passadas duas semanas, com a morte de aproximadamente 900 palestinos, sendo que 200 eram crianças, fatos e falas dão razão ao presidente.

A coisa está feia. Israel cometeu hediondos crimes de guerra na Faixa de Gaza. Bombardeou escola da ONU, atacou abrigo para refugiados e explodiu caminhões de suprimentos para a população civil. Israel visa praticar a “solução final” contra a Palestina.

O grande problema da Palestina, onde vivem cristãos, judeus e islâmicos, é que nenhuma regra parece valer para os desígnios sionistas. Mesmo antes da ofensiva, a região era alvo de incursões e operações militares que danificavam a infra-estrutura e deixavam mais distante qualquer sonho de paz.

Como os nazistas faziam com os judeus na Alemanha, Israel nega até água aos palestinos.

Gilson Caroni fILHO, professor de sociologia (RJ). assina lúcido artigo publicado na Agência Carta Maior. LEIA NA ÍNTEGRA

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?