17 de dezembro de 2008

 

Nilmário Miranda e Carlos Tibúrcio autografam segunda edição do livro “Dos Filhos deste Solo”

Os jornalistas Nilmário Miranda e Carlos Tibúrcio autores do livro “Dos filhos deste solo” autografam nesta quarta-feira (17), a partir das 16h, a segunda edição da obra, durante a XI Conferência Nacional de Direitos Humanos, que acontece em Brasília de 15 a 18 de dezembro, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães.

Lançado há nove anos (e esgotado há cinco), o livro reúne dados e informações sobre as reais circunstâncias das mortes e desaparecimentos de aproximadamente 400 pessoas durante o regime militar. Atualizado, o livro ressurge num momento em que a sociedade discute amplamente questões relativas à lei de anistia e à urgência de abertura dos arquivos da ditadura militar.

O ministro da Justiça Tarso Genro assina o prefácio da nova edição - uma parceria entre as editoras Fundação Perseu Abramo e Boitempo. Há novas informações sobre a morte e o desaparecimento de militantes, e avanços como as duas modificações da Lei 9.140/95, em 2002 e 2004, que reconheceu a responsabilidade do Estado nas mortes e desaparecimentos de opositores políticos.

Nilmário Miranda é jornalista, cientista social e militante histórico dos Direitos Humanos. Participou ativamente dos movimentos de resistência à ditadura militar, sendo preso por duas vezes. É autor da lei que instituiu a Comissão de Direitos Humanos na Câmara dos Deputados, cuja presidência ocupou em 1995 e 1999. Foi ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos no governo Lula. É presidente da Fundação Perseu Abramo.

Carlos Tibúrcio é jornalista. Baiano, foi uma das principais lideranças do movimento estudantil em 1968 em Salvador. Militante de organizações de resistência à ditadura, permaneceu preso de 1973 a 1975. Trabalhou em veículos da grande imprensa e em jornais alternativos. Desde janeiro de 2003 exerce a função de Assessor Especial da Secretaria Geral da Presidência da República.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?