9 de dezembro de 2008

 

Dois livros resgatam a memória da esquerda no Brasil

Os novos conselheiros da Fundação Perseu Abramo, Emiliano José e Eliezer Pacheco, lançam livros que resgatam a história da esquerda brasileira.

FORMAÇÃO DA ESQUERDA NO BRASIL
"A formação da esquerda no Brasil", de Eliezer Pacheco, será lançado quarta-feira (10/12/08), às 20hs, no restaurante Carpe Diem, em Brasília. O autor resgata o pensamento de esquerda no Brasil e recupera as formulações teóricas e a prática política daqueles que, a partir da ótica do mundo do trabalho, procuravam construir um país mais democrático, justo e igualitário. Eliezer traz para primeiro plano protagonistas da maior importância: o trabalhador e os intelectuais que procuraram interpretar seus anseios, especialmente num momento em que, dirigido por um operário metalúrgico, o país vive seu mais longo ciclo de desenvolvimento com inclusão social.

Eliezer Pacheco é historiador, especialista em Ciência Política e autor de livros sobre O Partido Comunista Brasileiro, O marxismo e a questão democrática, entre outros.

EMILIANO RESGATA A MEMÓRIA DA POLOP
"Vitor Meyer, um revolucionário", de Emiliano José, será lançado sexta-feira (12/12/08), às 18hs, na Estação Pinacoteca (Antigo DOPS), em São Paulo. O livro é prefaciado por Nilmário Miranda, eleito presidente da Fundação Perseu Abramo.

Meyer nasceu em Salvador em 1949 e passou a infância em Alagoinhas, onde cursou o ensino médio antes de voltar para a capital. "Aqui, ele se destacou e rápido se tornou dirigente estudantil. Aí, vinculou-se à Polop (Política Operária), uma organização revolucionária marxista". O autor traça também um retrato pessoal e sensível de Victor Meyer, especialmente no capítulo “Para Viver um Grande Amor”, dedicado à relação entre ele e a mulher, Eliza Tieko. O casal começou a namorar em meados da década de 1970 e viveu junto até a morte de Victor, em 2001, vítima de câncer.

Emiliano José é jornalista, autor de livros como "Carlos Marighella, o inimigo número um da ditadura millitar" e "Lamarca, o capitão da guerrilha". Foi deputado estadual pela Bahia, vereador por Salvador e presidente do PT baiano. Aposentou-se como professor da Faculdade de Jornalismo da Ufba.


Serviço:
"A formação da esquerda no Brasil" (Editora Unijuí), dia 10/12, quarta-feira, às 20hs, no restaurante Carpe Diem-Pier 21, no Shopping Pier 21 em Brasília

"Vitor Meyer, um revolucionário" (Editora Caros Amigos), dia 12/12, sexta-feira, às 18hs, na Estação Pinacoteca (Antigo DOPS), no Largo General Osório, 66, Luz São Paulo - SP, o terceiro volume da coleção Galeria F, pela Caros Amigos Editora.

FONTE: site da Fundação Perseu Abramo

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?